Folha de S. Paulo


EI lança ofensiva sobre duas cidades estratégicas no norte da Síria

A facção radical Estado Islâmico (EI) lançou uma ofensiva surpresa nesta quinta-feira (25) sobre duas cidades estratégicas no norte da Síria: Kobani e Hasaka.

Em Kobani, reduto curdo que resistiu ao avanço da milícia após meses de combate ao longo de 2014, os milicianos avançaram logo de manhã disfarçados com uniformes e bandeiras do Exército Livre da Síria, outro grupo de oposição ao regime do ditador Bashar Assad.

AFP
Fumaça sobe na cidade de Kobani após ataque da facção radical Estado Islâmico
Fumaça sobe na cidade de Kobani após ataque da facção radical Estado Islâmico

A facção detonou dois carros bomba, um dentro da cidade e outro em um posto de fronteira com a Turquia, deixando pelo menos 40 pessoas feridas. Além disso, milicianos executaram ao menos 20 civis curdos e feriram outras 15 na aldeia de Barj Butan, ao sul de Kobani.

Após a ofensiva, tropas curdas, apoiadas por ataques aéreos da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos, enfrentavam os combatentes do EI. Alguns feridos atravessaram a fronteira com a Turquia em busca de atendimento médico.

Editoria de Arte/Folhapress

Simultaneamente, O EI atacou a cidade de Hasaka, cujo controle é dividido pelas tropas curdas e pelo regime sírio. Os combatentes avançaram sobre partes no sul da cidade, tomando o controle de alguns distritos.

De acordo com a TV estatal síria, milicianos expulsaram moradores de suas casas, executando algumas pessoas e detendo outras. Há algumas semanas, a facção havia tentado avançar sobre a cidade, mas foi impedida pelas tropas do regime.

Os dois ataques surpresas ocorrem após alguns recuos do EI, incluindo derrotas próximo a Raqqa, capital do califado proclamado pela facção em agosto em regiões da Síria e do Iraque.

"O moral do EI ruiu após os avanços nas áreas rurais de Raqqa", disse ao jornal britânico "The Guardian" o porta-voz das tropas curdas, Redur Xelil. "Eles estão tentando aumentar o moral de seus combatentes e apoiadores, e mostrar que ainda têm força e podem atacar outras áreas."


Endereço da página:

Links no texto: