Folha de S. Paulo


Palco de atentado, Charleston ainda carrega as marcas da escravidão

A dez quadras da igreja metodista episcopal Emanuel, local da chacina que culminou com a morte de nove fiéis negros, fica o antigo Mercado de Escravos de Charleston, o principal do país na primeira metade do século 19.

Chamada até hoje de "Mãe Emanuel" pelos moradores de Charleston, a igreja foi a primeira criada por e para negros no sul escravocrata americano, em 1816.

Como os cultos nas demais igrejas eram segregados, líderes negros quiseram uma igreja só deles. Poucos anos depois, as autoridades locais começaram a proibir igrejas para afro-americanos –elas reuniam abolicionistas e líderes de revoltas de escravos.

Uma década depois de sua criação, vários de seus líderes já tinham sido presos ou mortos, e suas cerimônias tinham que ser secretas.

No terreno onde a atual igreja foi erguida, em 1891, havia um cemitério de escravos mortos durante rebeliões.

Por décadas já no século 20, linchamentos e atentados contra seus líderes se repetiram.

O grupo terrorista pró-supremacia branca Ku Klux Klan era forte no Estado. Atentados em igrejas para negros se tornaram comuns.

O filme "Selma" (2014) mostra um dos mais conhecidos, que matou um grupo de meninas em Birmingham, Alabama.

O reverendo Martin Luther King Jr., Prêmio Nobel e líder da luta contra a segregação racial, discursou na "Mãe Emanuel" em 1963.

O presidente Obama conhecia o líder da congregação, o reverendo Clementa Pinckney, morto na chacina.

John Taggart/Efe
Fachada da igreja metodista episcopal Emanuel, local da chacina que culminou com a morte de nove fiéis negros
Fachada da igreja metodista onde ocorreu chacina que culminou com a morte de nove fiéis negros

MERCADO ESCRAVO

Entre 1670 e 1808, o porto de Charleston recebeu estimados 40% de todos os escravos trazidos da África.

Com a proibição do tráfico internacional de escravos em 1808, a cidade criou um leilão de escravos nascidos nos EUA –em sua maioria foragidos e capturados das fazendas do sul, comércio bem descrito no filme "12 anos de Escravidão" (2013).

O local dos leilões, onde só em 1863 se deixou de vender "escravos saudáveis e jovens", como eram anunciados em jornais da época, virou o museu Old Slave Mart.

A Carolina do Sul, junto com Alabama e Mississippi, esteve entre os Estados com as leis mais segregacionistas do sul americano.

A Constituição estadual de 1865, logo após a abolição da escravatura, negava o direito a voto dos negros e proibia o casamento inter-racial.

Em 1895, nova lei proibia o casamento de brancos com pessoas com "até 1/8 de sangue negro".

Licenças profissionais para sapateiros, comerciantes, mecânicos ou artesãos custavam US$ 100, quantia inacessível para os ex-escravos.

Restaurantes, circos, teatros, ônibus, trens e escolas eram segregados ou tinham entradas diferenciadas para negros e brancos. Várias dessas leis vigoraram até 1963.

Nas últimas décadas, Charleston virou um polo turístico. A cidade é muito visitada por ter sido poupada durante a Guerra Civil americana.

É um raro cenário digno de "E o Vento Levou" (1939) que foi preservado. A Atlanta original do romance de Scarlett O'Hara foi destruída.

Com apenas 120 mil habitantes, Charleston recebe 5 milhões de turistas por ano –é a 13ª cidade mais visitada do país.

Foi considerado "o melhor destino turístico do país" em sucessivas pesquisas da revista "Conde Nast Traveler", a mais prestigiosa publicação de turismo do país, graças ao mix de sol, areia, centro histórico e gastronomia.


Endereço da página: