Folha de S. Paulo


Itamaraty pedirá explicações à Venezuela sobre caso de senadores

O Itamaraty divulgou nota na noite desta quinta-feira (18) em que critica os "inaceitáveis atos hostis" de manifestantes contrários à comitiva de senadores brasileiros em Caracas e afirma que pedirá ao governo venezuelano "os devidos esclarecimentos sobre o ocorrido".

Na tarde desta quinta (18), senadores relataram ter sido impedidos de seguir o roteiro de viagem ao país vizinho após reação de manifestantes no trajeto entre o aeroporto da capital e Caracas.

Deputados da oposição se reuniram na noite de hoje com o chanceler Mauro Vieira para cobrar uma posição do Itamaraty diante do ocorrido.

Veja vídeo

Os congressistas ainda criticaram a atitude do ministério, afirmando que faltou assistência aos senadores. O Itamaraty, no entanto, negou a omissão.

"O governo brasileiro lamenta os incidentes que afetaram a visita à Venezuela da Comissão Externa do Senado e prejudicaram o cumprimento da programação prevista naquele país. São inaceitáveis atos hostis de manifestantes contra parlamentares brasileiros", afirma a nota.

O texto diz ainda que o embaixador em Caracas, Ruy Pereira, acompanhou os senadores em seu próprio veículo.

"Ambos os veículos ficaram retidos no caminho devido a um grande congestionamento. [...] O incidente foi seguido pelo Itamaraty por intermédio do Embaixador do Brasil, que todo o tempo se manteve em contato telefônico com os Senadores."

Os senadores chegaram a Brasília por volta da meia noite desta quinta.

Logo após desembarcar, eles criticaram a atitude do embaixador brasileiro em Caracas, que não lhes teria dado o apoio suficiente.

Também repetiram as críticas ao governo de Nicolás Maduro.

Segundo Aécio Neves, eles foram vítima da "intolerância de um regime que não respeita a democracia". Os senadores pediram uma demonstração formal de insatisfação com o fato do governo brasileiro.

*

Leia abaixo a íntegra da nota do Itamaraty

NOTA À IMPRENSA

"O Governo brasileiro lamenta os incidentes que afetaram a visita à Venezuela da Comissão Externa do Senado e prejudicaram o cumprimento da programação prevista naquele país. São inaceitáveis atos hostis de manifestantes contra parlamentares brasileiros.

O Governo brasileiro cedeu aeronave da FAB para o transporte dos Senadores e prestou apoio à missão precursora do Senado enviada na véspera a Caracas.

Por intermédio da Embaixada do Brasil, o Governo brasileiro solicitou e recebeu do Governo venezuelano a garantia de custódia policial para a delegação durante sua estada no país, o que foi feito.

O Embaixador do Brasil na Venezuela recebeu a Comissão na sua chegada ao aeroporto de Maiquetía, onde os Senadores e demais integrantes da delegação embarcaram em veículo proporcionado pela Embaixada, enquanto o Embaixador seguiu em seu próprio automóvel de retorno à Embaixada.

Ambos os veículos ficaram retidos no caminho devido a um grande congestionamento, segundo informações ocasionado pela transferência a Caracas, no mesmo momento, de cidadão venezuelano extraditado pelo Governo colombiano.

O incidente foi seguido pelo Itamaraty por intermédio do Embaixador do Brasil, que todo o tempo se manteve em contato telefônico com os Senadores, retornou ao aeroporto e os despediu na partida de Caracas.

À luz das tradicionais relações de amizade entre os dois países, o Governo brasileiro solicitará ao Governo venezuelano, pelos canais diplomáticos, os devidos esclarecimentos sobre o ocorrido."


Endereço da página:

Links no texto: