Folha de S. Paulo


ANÁLISE

O papa prega uma revolução

A encíclica do papa Francisco vai muitíssimo além dos enfoques habituais em torno das mudanças climáticas, ao propor à humanidade uma verdadeira revolução pela qual ela se liberte do modelo consumista em vigor, que vampiriza os recursos do planeta.

No fundo, o que o papa está propondo é um diálogo global em torno de um velho slogan de entidades ambientalistas e sociais, o de que "um outro mundo é possível".

É claramente uma crítica ao capitalismo, o que só fará aumentar o coro dos conservadores, dentro e fora do Vaticano, para os quais Francisco não passa de um comunista de batina.

Tolice que o próprio papa já tratou de responder, ao assinalar que "a tra­dição cristã nunca reconheceu como absoluto ou intocável o direito à propriedade privada e sublinhou a função social de qualquer forma de propriedade privada".

Que essa função social está sendo desrespeitada dá testemunho o fato de que até um dos grandes símbolos do cristianismo - o rio Jordão em que Jesus foi batizado, segundo a tradição cristã - está tão poluído que causa "sérios riscos de saúde" às 500 mil pessoas que o visitam anualmente.

É o que acaba de denunciar, coincidentemente com a encíclica papal, a EcoPeace, entidade ambientalista do Oriente Médio.

Trata-se da comprovação, no detalhe, da correção da encíclica quanto alude ao risco de que "às pró­xi­mas ge­rações po­dería­mos deixar-lhes de­ma­sia­dos es­com­bros, de­ser­tos e sujeira".

A proposta do papa é batizada de "humanismo ecológico" por Christiana Peppard, professora-assistente de Teologia, Ciência e Ética da Fordham University, em artigo para "The Washington Post".
Seria também "uma visão moral em um mundo perturbado por tentações tecnológicas e econômicas".

Funcionará? "A encíclica ajudará a difundir e aprofundar uma mentalidade, mas não fará milagres", diz o biólogo e sociólogo Francisco Borba Ribeiro Neto, Coordenador do Núcleo Fé e Cultura da PUC-SP.

Prudência necessária porque, acrescenta Ribeiro Neto, ainda que o texto sirva de inspiração, "é preciso a mudança de atitude das pessoas".

Seria de fato uma revolução, algo sabidamente muito difícil de se realizar.


Endereço da página:

Links no texto: