Folha de S. Paulo


Polícia prende suspeito de ataque racial à igreja na Carolina do Sul

Twitter

A polícia prendeu nesta quinta-feira (18) o jovem branco suspeito de matar a tiros nove pessoas na noite de quarta-feira (17) em uma histórica igreja da comunidade negra na Carolina do Sul (EUA), disse o prefeito de Charleston, Joseph P. Riley.

De acordo com a mídia americana, o suspeito foi preso em Shelby, Carolina do Norte, a cerca de 320 km do local do ataque.

Previamente, a polícia havia divulgado imagens de uma câmera de segurança mostrando que o suspeito era um homem branco e sem barba. Identificado como Dylann Storm Roof, de 21 anos, o suspeito aparece nas imagens vestindo um moletom cinza, calça jeans e botas.

Reuters
Foto de circuito de câmeras mostra suspeito branco foragido após matar nove em igreja nos EUA
Foto de circuito de câmeras mostra suspeito branco foragido após matar nove em igreja nos EUA

Para o chefe da polícia de Charleston, Gregory Mullen, o ataque foi "um crime de ódio", em referência a um crime racial. Segundo testemunhas, antes de lançar o ataque, o atirador se levantou e disse que estava ali para "matar pessoas negras.

Paralelamente às investigações estadual e local, a Divisão de Direitos Civis do Departamento de Justiça, o FBI e o gabinete do Ministério da Justiça na Carolina do Sul abriram uma investigação sobre crime de ódio racial em relação ao caso.

O ato de violência aconteceu às 21h locais (22h em Brasília) na Igreja Metodista Episcopal Africana Emanuel, descrita em seu site como a mais antiga igreja metodista episcopal africana do sul dos EUA.

A igreja foi fundada em 1816, quando negros que faziam parte da Igreja Metodista Episcopal de Charleston formaram sua própria congregação após desentendimentos internos.

O suspeito ficou quase uma hora no encontro em que era realizada uma prece em grupo antes de matar seis mulheres e três homens, disse Mullen.

De acordo com o legislador estadual Todd Rutherford, entre os mortos está o pastor da igreja, Clementa Pinckney, que também fazia parte do Legislativo estadual.

Casado e com dois filhos, Pinckney, 41, foi eleito para a Câmara dos Representantes aos 23 anos, tornando-se o mais jovem membro da Casa na época.

A igreja onde houve o ataque realiza estudos bíblicos nas noites de quarta-feira. Corey Wessenger, que estava parado do outro lado da rua, em frente à igreja, disse que a área ficou repleta de policiais logo após o incidente.

REPERCUSSÃO

"Minha família e eu oramos pelas vítimas e os parentes afetados pela tragédia sem sentido desta noite" na igreja, disse a governadora da Carolina do Sul, Nikki Haley. "Enquanto ainda ignoramos os detalhes, sabemos que jamais entenderemos o que motiva uma pessoa a entrar em um dos nossos locais de oração e tirar a vida de outros."

Editoria de Arte/Folhapress
Atirador em Igreja nos EUA - Charleston

Jeb Bush, pré-candidato republicano à Casa Branca nas eleições de 2016, que deve participar de um comício em Charlotte, na Carolina do Norte, disse no Twitter que "nossos pensamentos e orações estão com os indivíduos e famílias afetadas pelos trágicos fatos de Charleston".

A pré-candidata democrata Hillary Clinton, que participou na quarta-feira de um ato eleitoral na cidade, escreveu no Twitter: "Notícias terríveis de Charleston, meus pensamentos e minhas orações estão com vocês".


Endereço da página:

Links no texto: