Folha de S. Paulo


Atirador mata nove em igreja de comunidade negra na Carolina do Sul

Veja vídeo

Um atirador matou a tiros, na noite de quarta-feira (17), nove pessoas em uma histórica igreja da comunidade negra em Charleston, na Carolina do Sul (EUA).

O suspeito, identificado como Dylann Storm Roof, de 21 anos, foi preso nesta quinta-feira (18) após uma intensa busca da polícia.

Para o chefe da polícia de Charleston, Gregory Mullen, o ataque foi "um crime de ódio", em referência a um crime racial.

O ato de violência aconteceu às 21h locais (22h em Brasília) na Igreja Metodista Episcopal Africana Emanuel, descrita em seu site como a mais antiga igreja metodista episcopal africana do sul dos EUA.

Reuters
Foto de circuito de câmeras mostra suspeito branco foragido após matar nove em igreja nos EUA
Foto de circuito de câmeras mostra suspeito branco foragido após matar nove em igreja nos EUA

A captura do suspeito aconteceu horas depois de a polícia divulgar imagens de uma câmera de segurança mostrando que o suspeito era um homem branco e sem barba. Nas imagens, ele vestia um moletom cinza, calça jeans e botas.

O suspeito ficou quase uma hora no encontro em que era realizada uma prece em grupo antes de matar seis mulheres e três homens, disse Mullen.

De acordo com o legislador estadual Todd Rutherford, entre os mortos está o pastor da igreja, Clementa Pinckney, que também fazia parte do Legislativo estadual.

Casado e com dois filhos, Pinckney, 41, foi eleito para a Câmara dos Representantes aos 23 anos, tornando-se o mais jovem membro da Casa na época.

CULTO

A igreja onde houve o ataque realiza estudos bíblicos em nas noites de quarta-feira. Corey Wessenger, que estava parado do outro lado da rua, em frente à igreja, disse que a área ficou repleta de policiais logo após o incidente.

"Eu vi um grupo de ao menos 40 pessoas serem escoltadas pelos policiais", relatou Wessenger à rede CNN por telefone. TVs locais mostravam várias ambulâncias no local.

A igreja foi fundada em 1816, quando negros que faziam parte da Igreja Metodista Episcopal de Charleston formaram sua própria congregação após desentendimentos internos.

REPERCUSSÃO

"Minha família e eu oramos pelas vítimas e os parentes afetados pela tragédia sem sentido desta noite" na igreja, disse a governadora da Carolina do Sul, Nikki Haley. "Enquanto ainda ignoramos os detalhes, sabemos que jamais entenderemos o que motiva uma pessoa a entrar em um dos nossos locais de oração e tirar a vida de outros."

Editoria de Arte/Folhapress
Atirador em Igreja nos EUA - Charleston

Jeb Bush, pré-candidato republicano à Casa Branca nas eleições de 2016, que deve participar de um comício em Charlotte, na Carolina do Norte, disse no Twitter que "nossos pensamentos e orações estão com os indivíduos e famílias afetadas pelos trágicos fatos de Charleston".

A pré-candidata democrata Hillary Clinton, que participou na quarta-feira de um ato eleitoral na cidade, escreveu no Twitter: "Notícias terríveis de Charleston, meus pensamentos e minhas orações estão com vocês".


Endereço da página:

Links no texto: