Folha de S. Paulo


Rei da Espanha retira título de irmã acusada de corrupção

O rei da Espanha, Felipe 6º, vai retirar o título de duquesa concedido a sua irmã Cristina pelo pai, Juan Carlos, em 1997, informou a Casa Real espanhola nesta quinta-feira (11). A medida é inédita na monarquia espanhola.

A infanta Cristina, 49, é acusada de crime fiscal em um escândalo de corrupção protagonizado por seu marido, o ex-medalhista olímpico de handebol e agora empresário Iñaki Urdangarin.
.
"O 'Diário Oficial do Estado' publicará amanhã (sexta-feira) um decreto real pelo qual sua majestade, o rei, revoga o uso do título de duquesa de Palma de Mallorca em favor de sua alteza real, a infanta dona Cristina", informou o palácio, em um comunicado.

Ballesteros - 8.fev.2014/Efe
A infanta Cristina, que perderá título de duquesa por ordem do irmão, o rei Felipe
A infanta Cristina, que perderá título de duquesa por determinação do irmão, o rei da Espanha, Felipe 6º

Urdangarin, 47, é suspeito de ter usado sua posição na família real para obter contratos de dois governos regionais mediante a organização sem fins lucrativos Instituto Noos, presidida por ele. O montante envolvido chega a € 6,1 milhões (R$ 21,6 milhões).

O juiz José Castro suspeita que Cristina tenha cooperado "ativamente" com Urdangarin, utilizando uma parte do dinheiro para fins pessoais, por intermédio da empresa Aizoon. O casal, que nega as acusações, é dono da empresa e compartilha igualmente seu controle acionário.

Depois de quatro anos de uma investigação que contribuiu para o desgaste da imagem da monarquia espanhola e para a abdicação do então rei Juan Carlos, em junho de 2014, o juiz Castro denunciou (acusou formalmente) a irmã do rei Felipe em 22 de dezembro passado.

O início do julgamento de Cristina ainda será marcado.

RELAÇÕES CORTADAS

Desde o ínicio do processo contra Cristina e Urdangarin, Felipe, 47, cortou relações com a irmã, segundo relatos veiculados na mídia do país.

A infanta deixou de participar de atos oficiais da família real e não compareceu à proclamação de Felipe como rei, em junho do ano passado.

Segundo a imprensa espanhola, o monarca teria tentado também convencer a irmã a renunciar a seus direitos dinásticos, como sexta na linha de sucessão ao trono.

Em dezembro, quando a Justiça ordenou o julgamento de Cristina –primeira vez em que um membro da família real espanhola será julgado– a Casa Real expressou "respeito absoluto" à decisão.


Endereço da página: