Folha de S. Paulo


Ex-governador do Texas, Rick Perry anuncia pré-candidatura à Presidência

Ron Jenkins/Getty Images/AFP
O ex-governador do Texas, Rick Perry, após anunciar que será pré-candidato a presidente dos EUA
O ex-governador do Texas, Rick Perry, após anunciar que será pré-candidato a presidente dos EUA

O ex-governador do Texas, Rick Perry, anunciou que vai disputar as primárias do Partido Republicano em busca da candidatura presidencial em 2016.

Aos 65 anos e de perfil conservador, ele participou da disputa em 2012. Chegou a ser um dos favoritos a ficar com a vaga, mas acabou fracassando depois de uma série de erros nos debates.

"Nós vamos iniciar uma era de crescimento econômico e de oportunidades ilimitadas", disse ele em discurso na cidade de Addison, na região metropolitana de Dallas, pouco depois de anunciar a candidatura por meio de um vídeo na internet. "Isso pode ser feito porque já foi feito no Texas", declarou.

Perry afirmou ter criado 1,5 milhão de empregos no Estado com a diminuição de impostos. Ele foi governador por 14 anos, o mais longevo do Texas.

Prometeu ainda interromper as mudanças no sistema financeiro defendidas por Barack Obama e rever a reforma do sistema de saúde, uma das principais marcas do atual presidente.

Além de Perry, outros nove políticos já estão na disputa pela vaga republicana e outros nomes ainda devem ser anunciados.

Entre os candidatos do partido, estão os senadores Rand Paul (Kentucky), Marco Rubio (Flórida), Ted Cruz (Texas) e Lindsey Graham (Carolina do Sul).

Além disso, também confirmaram suas aspirações o ex-governador de Arkansas Mike Huckabee; o neurocirurgião Ben Carson; a ex-diretora-executiva da Hewlett-Packard Carly Fiorina, o ex-senador republicano pela Pensilvânia Rick Santorum e o ex-governador do Estado de Nova York George Pataki.

Os democratas tem quatro candidatos na disputa até agora, com Hillary Clinton como grande favorita.


Endereço da página:

Links no texto: