Folha de S. Paulo


Negociadora dos EUA com Cuba é nomeada para embaixada no México

O presidente dos EUA, Barack Obama, nomeou a secretária-assistente de Estado para o Hemisfério Ocidental (Américas), Roberta Jacobson, para o cargo de embaixadora do país no México, informou a Casa Branca em comunicado divulgado nesta segunda-feira (1º).

Jacobson —cujo nome ainda precisará ser aprovado pelo Senado— é a principal diplomata dos EUA para a América Latina e vinha chefiando as negociações do país para o reatamento de relações diplomáticas com Cuba, anunciado por Obama e pelo ditador cubano, Raúl Castro, em dezembro do ano passado.

Bao Dandan/Xinhua
A principal diplomata dos EUA para a América Latina, Roberta Jacobson
A principal diplomata dos EUA para a América Latina, Roberta Jacobson, indicada para posto no México

Desde o anúncio, a secretária-assistente e a diretora para os EUA da chancelaria cubana, Josefina Vidal, fizeram reuniões bilaterais visando definir medidas práticas de reaproximação, como a reabertura de embaixadas, mas não chegaram a um acordo final.

Na sexta-feira (29), com aval do Congresso, o governo americano retirou oficialmente Cuba de sua relação de Estados patrocinadores do terrorismo. A presença do regime cubano na lista era um dos principais entraves à instalação das embaixadas.

A Casa Branca ainda não divulgou o nome que substituirá Jacobson como secretária-assistente de Estado, cargo que ocupa desde 2012.

Se for aprovada pelos senadores, ela será a primeira mulher a comandar a embaixada americana no México.


Endereço da página:

Links no texto: