Folha de S. Paulo


Na posse, novo presidente da Nigéria promete erradicar Boko Haram

O novo presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, prometeu erradicar a milícia radical Boko Haram, chamada por ele de "estúpida e infiel", durante seu discurso de posse nesta sexta-feira (29).

Ex-ditador e ex-general, o muçulmano Buhari volta à Presidência após derrotar nas urnas seu antecessor, Goodluck Jonathan, em 28 de março. Esta é a primeira transferência democrática de governo para a oposição na história do país africano.

Na cerimônia, que reuniu milhares de seus aliados no centro da capital Abuja, o ex-general disse que transferirá o comando das Forças Armadas para Maiduguri, capital do Estado de Borno, área mais afetada pela atuação da milícia.

Ele agradeceu os vizinhos Chade, Camarões e Níger pela cooperação na guerra contra os extremistas e prometeu fazer tudo o que for possível para resgatar com vida as mais de 200 meninas sequestradas em Chibok pelo Boko Haram em 2014.

"Não poderemos reivindicar a vitória sob o Boko Haram se não conseguirmos resgatar as meninas de Chibok e os inocentes mantidos reféns. Este governo fará tudo o que for possível para resgatá-las vivas", disse.

ECONOMIA

Além do combate à facção radical, que em janeiro jurou lealdade ao Estado Islâmico, Buhari colocou como prioridades de seu governo o combate à corrupção, o desemprego, o cumprimento da lei e o fim da crise de energia.

O novo mandatário chamou de "vergonha nacional" a incapacidade de produzir energia elétrica e fornecer combustível para seus 180 milhões de habitantes sendo um dos maiores produtores de petróleo do mundo.

Neste ponto, afirmou que manterá os investimentos em especial no delta do rio Níger, principal área produtora do produto no país e dominada por seus opositores cristãos.

A cerimônia teve a presença de vários chefes de Estado da África, como o sul-africano, Jacob Zuma, e o ugandense Paul Kagame. Os Estados Unidos foram representados pelo secretário de Estado, John Kerry, e a França pelo ministro das Relações Exteriores, Laurent Fabius.


Endereço da página: