Folha de S. Paulo


EUA oficializam retirada de Cuba da lista de patrocinadores do terrorismo

O Departamento de Estado americano informou nesta sexta-feira (29) que Cuba está oficialmente retirada da lista de países patrocinadores do terrorismo dos Estados Unidos.

A remoção elimina o principal obstáculo para a retomada dos laços diplomáticos entre os dois países, depois de 54 anos de rompimento, e abre caminho para a abertura das embaixadas cubana em Washington e americana em Havana.

Em comunicado, o órgão informou que a medida, anunciada pelo presidente Barack Obama em 14 de abril, não foi contestada pelo Congresso no período de 45 dias previsto pela lei. Deste modo, prevalece a decisão do mandatário.

A retirada da lista de terrorismo ocorreu três dias após Obama se encontrar com o ditador cubano, Raúl Castro, na Cúpula das Américas, no Panamá. Este foi o primeiro encontro oficial entre mandatários dos dois países em mais de 50 anos.

A decisão foi tomada com base em um relatório do Departamento de Estado em que a ilha comunista era bem avaliada por não ter registros de apoio ao terrorismo em seis meses e garantias de que não o fará no futuro.

Cuba estava na lista desde 1982, devido ao apoio a guerrilhas na América Latina. Nos últimos anos, os EUA não cogitavam a retirada do país pelo apoio às Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e ao grupo separatista basco ETA.

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: