Folha de S. Paulo


Onda de calor de quase 50°C deixa mais de mil mortos na Índia

A forte onda de calor que atinge a Índia desde a semana passada deixou mais de 1.100 mortos até esta terça-feira (26). Nos últimos dias, as temperaturas se aproximaram dos 50ºC em grande parte do país, incluindo a capital Nova Déli.

Segundo as autoridades indianas, o Estado mais afetado é Andhra Pradesh, no sul do país, onde ocorreram 852 das 1.118 mortes registradas. Na região e no vizinho Telanga, os termômetros marcaram 48ºC durante todo o fim de semana.

Houve mortos também nos Estados de Orissa e Bengala Ocidental. As autoridades pediram à população que se mantenha hidratada e evite sair de casa o máximo possível. Os hospitais foram mobilizados para receber as vítimas do calor.

A maioria das vítimas do calor é pobre e sofre com a falta d'água e de energia elétrica, aumentando o risco de desidratação e hipertermia. Apagões são comuns no país, devido à sobrecarga na rede provocada pelo uso intenso de ventiladores e aparelhos de ar condicionado.

O serviço de meteorologia indiano informa que a onda de calor só deverá ceder no final desta semana, embora seja grande a chance de outras temporadas de temperaturas extremas antes da chegada das chuvas de monção, a partir de junho.


Endereço da página:

Links no texto: