Folha de S. Paulo


'Premiê' Nicola Sturgeon cobra de Cameron maior autonomia à Escócia

Para a primeira-ministra regional escocesa Nicola Sturgeon, a devolução à Escócia de competências fiscais e de bem-estar social deve ser tratada com prioridade pelo primeiro-ministro britânico David Cameron, reeleito na último dia 7.

Em entrevista à BBC, ela afirmou que a concessão desse tipo de autonomia daria forças ao governo escocês para crescer a economia do país. "Para nós, a prioridade é a devolução da autonomia fiscal, empregatícia e de bem-estar social, porque estas são alavancas necessárias para a nossa economia crescer".

Russell Cheyne/Reuters
Nicola Sturgeon, líder do Partido Nacional Escocês
Nicola Sturgeon, líder do Partido Nacional Escocês

Ela acrescentou que conversou brevemente com Cameron, mas que outras reuniões já foram solicitadas.

Para Sturgeon, seu partido, o SNP (Partido Nacional Escocês) é, hoje, a principal força de oposição em Westminster.

O SNP tornou-se o terceiro maior partido do Reino Unido. Nas eleições britânicas realizadas na semana passada, o partido ficou com 56 das 59 cadeiras escocesas do Parlamento —varrendo o Partido Trabalhista, que ficou com apenas um lugar (nas eleições de 2010, eram 41 cadeiras).

Ainda durante a entrevista, Sturgeon disse que Cameron não parece ter a intenção de conceder maior autonomia à Escócia, apesar das promessas feitas durante o pleito.

"David Cameron não deu nenhum sinal de que queria ir além do que foi proposto no último referendo sobre a independência da Escócia. Essa é, certamente, uma das questões que teremos que discutir".


Endereço da página:

Links no texto: