Folha de S. Paulo


Votos no Partido Nacional Escocês surpreendem em eleição britânica

Enquanto se discutia a diferença de forças no futuro Parlamento, os britânicos já tinham ao menos duas certezas: a esmagadora votação obtida pelo SNP (Partido Nacional Escocês) e a derrocada do Liberal Democrata.

O SNP teria obtido 58 das 59 cadeiras da Escócia no Parlamento -hoje tem seis. Mesmo que o número não se confirme, o partido deve obter mais de 50 postos, o que fará dele a terceira força política.

Defensora da independência escocesa, a líder do SNP, Nicola Sturgeon, disse que trabalharia para tirar o governo conservador, nem que fosse ao custo de um acordo para eleger Ed Miliband premiê.

Para cumprir a promessa, no entanto, dependia do desempenho dos trabalhistas nas urnas.

A vitória do SNP também representa um desastre para os trabalhistas, que obtiveram 41 cadeiras em 2010 na Escócia. O coordenador de campanha de Miliband, Douglas Alexander, perdeu sua vaga, por exemplo, para Mhairi Black, do SNP, de 20 anos, que, segundo a BBC, será o mais jovem membro do Parlamento em 350 anos.

O fortalecimento da sigla veio após o referendo de 2014 que quase levou à independência escocesa.

A boca de urna apontou que os liberais-democratas devem conquistar dez cadeiras, longe das 57 de 2010.

Para analistas, a estimativa é baixa, mas a sigla não deve passar de 20, 25 cadeiras, confirmando derrota histórica para seu líder, Nick Clegg.

Os liberais-democratas pagaram alto preço pelo apoio à austeridade fiscal do governo conservador.


Endereço da página: