Folha de S. Paulo


Bachelet pede renúncia de ministros para formar novo gabinete

A presidente do Chile, Michelle Bachelet, anunciou nesta quarta-feira (6) que pediu a renúncia de todos os ministros de seu governo para realizar mudanças em sua equipe.

O novo gabinete deve ser divulgado em três dias.

"Há algumas horas pedi a renúncia de todos os ministros e vou me dar 72 horas para tomar uma decisão sobre quem fica e quem vai", disse Bachelet em entrevista ao "Canal 13".

Sebastián Rodríguez - 8.abr.2015/Efe
Bachelet conversa com jornalistas em café da manhã em Santiago em abril
A presidente do Chile, Michelle Bachelet, conversa com jornalistas em café da manhã em Santiago

Com o noticiário dominado por escândalos de corrupção envolvendo políticos de todos os partidos e até sua família, a presidente enfrenta seu pior nível de aprovação popular.

Bachelet disse que as mudanças se devem a "múltiplos elementos" e que espera que a medida fortaleça o Executivo para promover as reformas que está fazendo no país.

No fim de abril, ela anunciou medidas para alterar o sistema político e eleitoral do país, propondo o fim do financiamento de empresas a campanhas eleitorais, a redução dos gastos e a limitação dos espaços destinados à propaganda política.

A presidente anunciou ainda a criação, em setembro, de grupos de trabalho para debater a redação da nova Constituição, como vinha propondo. A atual foi criada sob a ditadura Pinochet (1973-90).


Endereço da página:

Links no texto: