Folha de S. Paulo


Secretário de Estado dos EUA faz visita surpresa à Somália

O secretário de Estado americano John Kerry desembarcou nesta terça-feira (5) na Somália para uma visita surpresa ao país, devastado por uma longa guerra civil e onde atua a facção radical Al Shabab.

Kerry permanecerá apenas algumas horas na capital, Mogadício, sem sair do aeroporto, onde se reunirá com o presidente Hasan Sheikh Mohamud e com o primeiro-ministro Omar Abdirashid Ali Sharmake.

"Este é um grande momento para nós", disse Mohamud ao receber Kerry. Ele ressaltou que a capital sofreu mudanças significativas nos últimos anos, citando a situação do trânsito.

"As ruas estão menos esburacadas e nós temos engarrafamentos", disse. Kerry respondeu: "Engarrafamentos! Bom, vocês estão se normalizando".

A visita tem como tema central a luta contra o Al Shabab e aos esforços para garantir a segurança dentro do país, bem como "para reforçar o compromisso dos Estados Unidos de apoiar a transição na Somália para uma democracia pacífica" disse a porta-voz do Departamento de Estado, Marie Harf.

Editoria de Arte/Folhapress

Em fevereiro, Washington nomeou Katherine Dhanani como embaixadora na Somália, em um sinal de aproximação diplomática.

A embaixada americana havia sido fechada em 1993 em meio a confrontos violentos que ocorreram no país. A missão americana deve ter sede temporária no Quênia e realizar viagens periódicas à Somália.

A Somália deve realizar um referendo sobre um novo projeto de Constituição e deve organizar eleições presidenciais em 2016. Diplomatas dizem que manobras políticas foram responsáveis por atrasar esse processo.

O atual presidente da Somália foi escolhido de forma indireta por parlamentares –os quais haviam sido apontados, não eleitos.


Endereço da página:

Links no texto: