Folha de S. Paulo


Kate Middleton dá à luz uma menina; vídeo mostra celebração de fãs

A duquesa de Cambridge, Kate Middleton, 33, deu à luz uma menina neste sábado (2), em Londres. É o segundo filho dela e do príncipe William, que são pais de George, nascido em julho de 2013.

Se o mistério sobre o sexo do bebê acabou, outro perdura: o nome da princesa, que nasceu com 3,7 kg e passa bem, permanecia uma incógnita logo após a família deixar o hospital. A mídia local especula Alice, Charlotte ou Elizabeth.

A nova princesa é a quarta na linha sucessória do trono ocupado pela rainha Elizabeth 2ª, atrás de George, do pai William, 32, e do avô Charles, 66. O irmão de William, príncipe Harry, será o quinto.

A duquesa deu entrada no hospital às 6h (2h em Brasília) de sábado, após uma semana de expectativas -pelo cálculo da mídia britânica, ela já estaria na 41ª semana de gestação. O nascimento foi anunciado pelo Twitter pela assessoria do casal.

O bebê nasceu às 8h34 na maternidade do hospital St. Mary, onde a diária média de uma suíte com duas salas custa £ 6,5 mil (R$ 30 mil).

Kate surpreendeu a todos quando deixou o hospital com a princesa e William (dirigindo o próprio carro) pouco depois das 18h, menos de dez horas após dar à luz.

Do lado de fora, jornalistas se aglomeravam para registrar algo, mas esperavam que essa imagem fosse ocorrer somente a partir deste domingo (3).

Em campanha para as eleições de quinta (7), o premiê David Cameron (conservador) e seu adversário, o trabalhista Ed Miliband, festejaram a nova herdeira real.

Segundo o jornal "The Guardian", Kate e William, casados desde abril de 2011, ganharam um desconto de 10% do hospital por ser um segundo parto (George nasceu no mesmo lugar). Uma suíte com duas salas custa, em média, £ 6,5 mil (R$ 30 mil) por noite.

Apesar das críticas de setores republicanos no Reino Unido, a família real britânica mantém expressivo apoio da população, entre pelo menos 70% a 80%, segundo pesquisas.

Um levantamento feito em fevereiro pelo instituto Yougov, por exemplo, apontou que 69% das pessoas defendem que a rainha Elizabeth 2ª receba recursos públicos.

Além de dezenas de curiosos, fãs da família real celebraram a chegada do novo bebê no hospital.

Entre eles estava Margaret Tyler, 71, que levou uma garrafa de champanhe para tentar entregar a William e Kate. Diz já ter encontrado por três vezes com a rainha Elizabeth 2ª.

"Estou aqui porque a rainha está no Palácio de Buckingham por nós e nós temos que estar aqui por ela", disse. Já David Jones, 79, queria dar uma carta para o casal real.

Assista

A nova princesa, em tese, deve ter menos exposição e responsabilidades que o irmão George por não ser, necessariamente, preparada para se transformar em um monarca.

Enquanto o destino de George é virar rei, o do novo bebê é ser espécie de coadjuvante da realeza, a não ser que no futuro o irmão não possa assumir o trono.

Os especialistas em monarquia sempre ressaltam que o roteiro previsto pode sofrer mudanças no meio do caminho. Foi o que ocorreu em 1936, quando George 6º, pai da rainha Elizabeth 2ª, se tornou rei após a abdicação do irmão, Eduardo 8º.


Endereço da página:

Links no texto: