Folha de S. Paulo


Nigéria anuncia libertação de quase 300 mulheres sequestradas

O Exército da Nigéria anunciou nesta terça (28) ter resgatado 200 mulheres menores de idade e 93 adultas da floresta de Sambisa, no nordeste do país, onde se concentra a atuação do grupo extremista islâmico Boko Haram.

Segundo um porta-voz dos militares, as 293 mulheres não são as mesmas que foram sequestradas pelo Boko Haram em Chibok, em abril de 2014 -episódio que motivou uma campanha internacional pelo resgate das garotas.

O porta-voz, coronel Sami Usman, afirmou ainda que as tropas nigerianas capturaram e destruíram quatro acampamentos do grupo extremista.

Os radicais islâmicos do Boko Haram, cujo objetivo é implantar um Estado islâmico no norte da Nigéria, sequestraram um número estimado em centenas de meninas, homens e mulheres jovens para usá-los como combatentes ou escravas sexuais.

Segundo o governo nigeriano, desde janeiro, quando o país montou uma ofensiva para retomar áreas do nordeste, os extremistas foram expulsos da maior parte das cidades que haviam ocupado, mas mantiveram o controle de Sambisa, originalmente uma reserva de caça.

Segundo estima a ONU, os ataques do Boko Haram e os combates ao grupo por parte das forças da Nigéria deixaram mais de 15 mil mortos e cerca de 1,5 milhão de desalojados no país desde 2009.

Também nesta terça, o governo do Níger, país vizinho, anunciou que 156 integrantes do grupo extremista e 46 soldados morreram em confrontos no fim de semana.


Endereço da página: