Folha de S. Paulo


Manifestantes e policiais se enfrentam após funeral de jovem negro nos EUA

Manifestantes e policiais da cidade de Baltimore, nos EUA, entraram em confronto nesta segunda-feira (27) depois do enterro de um jovem negro que morreu devido a ferimentos ocorridos durante sua prisão, no dia 12.

Freddie Gray, 25, foi preso pela polícia sob a alegação de ter um canivete no bolso. Vídeos gravados por vizinhos mostram que os agentes o abordaram de forma violenta, provocando a fratura na coluna cervical que provocou sua morte sete dias depois.

As imagens mostram que o jovem gritava de dor antes de ser levado no carro da polícia, que parou três vezes sem explicação no trajeto até a delegacia. A polícia reconheceu que não foi dado o devido atendimento ao preso.

Desde então, a cidade, de maioria negra, passa por protestos quase diários. O mais violento deles havia sido no sábado (25), quando 34 pessoas foram presas e seis ficaram feridas quando tentaram invadir um estádio de beisebol antes de um jogo.

Os confrontos desta segunda começaram quando dezenas de jovens negros, em sua maioria vindo de uma escola de ensino médio próxima ao cemitério, atiraram pedras, tijolos e garrafas contra agentes armados com escudos, cassetetes e capacetes.

Em seguida, os manifestantes queimaram carros da polícia e começaram a saquear lojas da região. Segundo os agentes, sete policiais ficaram feridos, um deles inconsciente. Ainda não há informações de jovens presos ou feridos.

O ato violento acontece após ter sido feita uma convocação nas redes sociais para um dia de violência que deveria culminar na porta da prefeitura. A polícia também diz ter recebido ameaças de gangues que teriam se unido para eliminar agentes.

ENTERRO

As manifestações ocorreram após o enterro, que reuniu cerca de 3.000 pessoas e teve um forte tom político. O pastor Jamal Bryant disse que Freddie Gray "fez o que é proibido aos homens negros: olhar nos olhos de um policial".

"Estamos aqui por Freddie Gray, mas também porque há muitos Freddie Gray", complementou o advogado da família, Billy Murphy, sob aplausos.

Um monitor no interior do local onde o jovem era velado exibia a mensagem "a vida dos negros importa e todas as vidas importam."

Broderick Johnson, chefe do órgão recentemente criado pelo presidente Barack Obama para apoiar os jovens negros (My Brother's Keeper Task Force) representou o governo no funeral.

As autoridades deram início às investigações –entre elas uma investigação federal pelo Departamento de Justiça– para determinar as causas dos ferimentos e da morte de Freddie Gray.

Seis policiais envolvidos estão suspensos até que sejam entregues os resultados da investigação, no dia 1º de maio. O caso de Freddie Gray é o mais recente em uma série de mortes de negros americanos desarmados pela polícia.


Endereço da página:

Links no texto: