Folha de S. Paulo


Tour virtual permite visita à cela onde Mandela esteve preso

A cela onde o líder rebelde e mais tarde presidente sul-africano Nelson Mandela (1918-2013) ficou preso por 18 anos, na ilha de Robben, perto da Cidade do Cabo, poderá ser visitada virtualmente partir desta quarta (22) após acordo entre o Google e o museu histórico da ilha.

O tour virtual guiado pela ilha, que inclui áudio com comentários históricos, é lançado a poucos dias de o país comemorar o Dia da Liberdade, em 27 de abril.

Reprodução/Google Street View
Cela em que Nelson Mandela passou quase 20 anos preso na ilha de Robben, na África do Sul, em imagem do Google Street View
Cela em que Mandela ficou quase 20 anos preso na ilha de Robben, em imagem do Google Street View

Ahmed Kathrada, que também foi prisioneiro na ilha por 20 anos, diz que o mais difícil de suportar naquele período foi ficar sem contato com crianças e sem poder interagir com elas.

"Faz-se agora uma justiça poética com as crianças nas salas de aula de todo o mundo, que podem visitar a ilha de Robben utilizando a tecnologia", afirma.

Como parte do projeto, o Google Maps também desenvolveu notas informativas para que professores possam utilizar o tour interativo como ferramenta educacional.

Situada a cerca de 10 km do continente, a ilha de Robben foi declarada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1999.


Endereço da página: