Folha de S. Paulo


Júri condena autor dos atentados da maratona de Boston

Um júri em Boston considerou Dzhokhar Tsarnaev, 21, culpado nas 30 acusações que enfrentava pelos atentados na maratona de Boston, que deixaram três mortos e mais de 260 feridos em abril de 2013.

Como 17 das 30 acusações contra ele preveem a pena de morte, é possível que Tsarnaev seja executado. A outra possibilidade é a prisão perpétua. Essa decisão será tomada pelo mesmo júri numa segunda fase do julgamento, que se inicia no começo da próxima semana.

AFP
Dzhokhar Tsarnaev, em foto sem data divulgada pelo FBI
Dzhokhar Tsarnaev, em foto sem data divulgada pelo FBI

Os ataques terroristas foram os mais grave em solo americano desde o 11 de Setembro. Os irmãos de origem tchetchena Dzhokhar e Tamerlan Tsarnaev —este morto pela polícia— detonaram duas panelas de pressão com explosivos, pregos e outros materiais pontiagudos perto da linha de chegada da corrida em abril de 2013.

Entre as acusações das quais Tsarnaev foi considerado culpado estão o uso de arma de destruição em massa resultando em morte, e a posse e o uso de arma de fogo em crime resultando em morte.

O réu ouviu a decisão do júri de cabeça baixa e com os braços cruzados à frente. No tribunal, acompanharam o anúncio dezenas de sobreviventes do atentado e familiares das vítimas.

No primeiro dia de julgamento, no dia 4 de março, a advogada de defesa de Tsarnaev, Judy Clarke, havia reconhecido que ele foi o responsável pelo ataque. Ela, no entanto, afirmou que o réu agiu sob a influência do irmão.

O argumento era uma tática para tentar livrar o cliente, hoje com 21 anos, da pena de morte.

Em pouco mais de um mês de julgamento, a defesa convocou apenas quatro testemunhas, que falaram por cerca de cinco horas. O governo, por sua vez, trouxe 92 testemunhas, cujos depoimentos foram realizados por 15 dias.

O júri que analisou o caso de Tsarnaev é composto por oito homens e dez mulheres, todos brancos.

MOTIVAÇÃO

Tamerlan, 26, morreu após um tiroteio com a polícia quando os irmãos tentavam fugir. Dzhokhar foi capturado, ferido e sangrando, num barco onde havia se escondido no quintal de uma casa no subúrbio de Boston.

Os promotores alegam como motivação para o atentado uma mensagem que Dzhokhar escreveu com sangue dentro da embarcação. "O governo americano está matando nossos civis inocentes, e nós muçulmanos somos um corpo; se você fere um, fere todos."

Tchetchenos étnicos, eles se mudaram para os Estados Unidos juntamente com a família há mais de uma década.


Endereço da página:

Links no texto: