Folha de S. Paulo


Rand Paul se torna o 2º republicano a entrar na corrida à Casa Branca

O senador Rand Paul, conservador libertário e precursor do movimento Tea Party, se converteu nesta terça-feira (7) no segundo republicano de peso a entrar na corrida pela Casa Branca nas eleições de 2016.

Senador de primeiro mandato pelo Kentucky, Paul iniciou sua campanha à Casa Branca durante um comício na cidade de Louisville.

Há duas semanas, o republicano Ted Cruz anunciou sua candidatura às primárias e em breve Jeb Bush deve entrar na corrida pelo mesmo partido, que faz oposição ao presidente democrata, Barack Obama.

Aos 52 anos, Paul se apresenta como a encarnação de "um novo tipo de republicano" e buscará os votos dos ultraconservadores nas primárias, mas sem esquecer dos jovens, das minorias e dos centristas, em um difícil exercício de equilibrismo.

Filho de Ron Paul, ex-congressista e candidato presidencial, Rand foi apontado como a primeira opção dos conservadores americanos reunidos na Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC), no final de fevereiro.

A votação da CPAC é vista como um termômetro sobre como a base conservadora avalia quem a pode representar nas eleições, mas não aponta necessariamente o candidato presidencial do Partido Republicano.

Editoria de arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: