Folha de S. Paulo


Ex-prefeito de Nova York, Bloomberg estuda disputar prefeitura de Londres

O ex-prefeito de Nova York Michael Bloomberg, 73, estuda concorrer ao cargo de prefeito de Londres em 2016, substituindo Boris Johnson, informou neste domingo o jornal "The Sunday Times".

Amigos do político e empresário declararam que "ele está considerando" concorrer nessas eleições.

Segundo o jornal, o multimilionário e filantropo, cuja primeira mulher era inglesa e suas duas filhas têm nacionalidade britânica, tratou sobre o assunto com o Partido Conservador, que busca um candidato de peso e quer atrair o americano.

AFP
Michael Bloomberg durante um evento de combate ao tabagismo, realizado em março em Abu Dhabi
Michael Bloomberg durante um evento de combate ao tabagismo, realizado em março em Abu Dhabi

Steve Hilton, assessor do primeiro-ministro David Cameron, deu na semana passada seu sinal verde à ideia e opinou que "sua liderança pragmática e focalizada na resolução de problemas é o que Londres necessita".

Conhecido por suas brincadeiras, Boris Johnson quer conseguir uma cadeira na câmara dos Comuns nas eleições britânicas de 7 de maio e, se conseguir, planeja combinar seu trabalho com a prefeitura até 2016.

Para entrar na disputa, Bloomberg, que foi prefeito de Nova York entre 2002 e 2013, precisa obter a nacionalidade britânica, o que não seria problema.

O Reino Unido concede a cidadania de forma rápida, com algumas condições, aos milionários que invistam pelo menos 2 milhões de libras no país. Bloomberg já destinou 500 milhões de libras à economia britânica.

Segundo o jornal, Bloomberg, que em 2014 recebeu o título de cavalheiro honorário pela rainha Elizabeth 2ª "por seus prodigiosos trabalhos empresariais e filantrópicos", conta com o apoio do próprio Boris Johnson, que confessa ser seu admirador.

Bloomberg tem uma casa de 20 milhões de libras em Knightsbridge —um dos bairros mais luxuosos de Londres—- e está nos conselhos da galeria de arte Serpentine e no teatro Old Vic.

O multimilionário tem, além disso, vários investimentos imobiliários e planeja abrir a sede europeia de sua agência de notícias financeiras "Bloomberg LP" na cidade londrina.


Endereço da página: