Folha de S. Paulo


Milhares tomam as ruas de Cingapura para velório do líder Lee Kuan Yew

Milhares de pessoas ficaram nesta quarta-feira (25) em uma fila de até oito horas em meio ao sufocante calor tropical de Cingapura para prestar suas últimas homenagens ao ex-primeiro-ministro Lee Kuan Yew, cujo corpo era velado no Parlamento.

O caixão de Lee foi levado em cortejo ao Parlamento nesta quarta-feira de manhã. Lee, fundador da Cingapura moderna, morreu na segunda-feira, aos 91 anos.

Seu esquife, envolto na bandeira do país, foi levado do Palácio Istana, onde fica o gabinete do primeiro-ministro de Cingapura e a família Lee realizou um velório privado desde segunda-feira. Um músico tocou em gaita de foles "Auld Lang Syne" quando o cortejo partiu.

Multidões gritavam "Lee Kuan Yew" enquanto a carruagem entrava no Parlamento, no coração do bairro de negócios da cidade-Estado. O funeral será no domingo.

Em um momento raramente visto em Cingapura, onde manifestações são duramente reprimidas, milhares de pessoas ficaram na fila que se estendia por alguns quilômetros desde o edifício do Parlamento, sobre o rio, cruzando o distrito financeiro, em Chinatown.

Em razão do grande número de pessoas que compareceu ao velório, o governo prorrogou a entrada no local para o período da noite no sábado e madrugada de domingo. O sistema de metrô da cidade funcionará 24 horas.

Lee foi o primeiro chefe de governo de Cingapura e é considerado o responsável pela transformação de um posto avançado colonial britânico em uma cidade-Estado que é uma das nações mais ricas do mundo, em termos de renda per capita, com um papel profundo do Estado e forte repressão aos dissidentes.

"Muitas pessoas acharam que ele era um pouco severo. Mas, para liderar, você tem que ser um pouco severo", disse Mariam Mohammed, de 52 anos, que estava na fila do lado de fora do Parlamento com sua família.

"Esta é a última oportunidade", disse ela. "Gostaria muito de tê-lo conhecido para agradecer pessoalmente. Mas espero que ele saiba que nós somos gratos pelo que fez."

Roslan Rahman/AFP
Corpo do primeiro-ministro, morto aos 91 anos, é velado no Parlamento de Cingapura nesta quarta (25)
Corpo do primeiro-ministro, morto aos 91 anos, é velado no Parlamento de Cingapura nesta quarta (25)

PRIMEIRO-MINISTRO

A TV local mostrou o primeiro-ministro Lee Hsien Loong, filho mais velho de Lee Kuan Yew, conversando com as pessoas na fila. Alguns vieram preparados com guarda-chuvas, leques e cadeiras dobráveis.

Uma floricultura na estação mais próxima do metrô oferecia flores gratuitamente às pessoas e um hotel de luxo distribuía água gelada a quem estava na fila.

Estudantes e professores eram levados ao Parlamento e muitas multinacionais permitiram que funcionários saíssem do trabalho para prestar suas homenagens.

Na manhã de segunda-feira (23), o distrito central de negócios chegou a um impasse quando centenas de pessoas saíram de seus escritórios para assistir a cobertura do cortejo na televisão, em uma tela gigante que normalmente exibe anúncios publicitários.


Endereço da página: