Folha de S. Paulo


Ultraconservador Ted Cruz confirma pré-candidatura à Casa Branca

O senador Ted Cruz, de origem cubana e membro do ultraconservador Tea Party, confirmou nesta segunda-feira (23) sua candidatura à indicação republicana para as eleições presidenciais americanas de 2016.

"Eu estou concorrendo à Presidência e espero conquistar o seu apoio!", escreveu Cruz em uma mensagem na rede social Twitter.

Senador ultraconservador anuncia pré-candidatura à Presidência dos EUA

Com 44 anos, Rafael Edward Cruz, militante do Tea Party, eleito senador pelo Estado do Texas em 2012, torna-se, assim, o primeiro republicano a entrar na corrida presidencial para as eleições do próximo ano, antecipando-se a Jeb Bush e a outras figuras da direita nacional.

Em um vídeo de 30 segundos publicado no Twitter na madrugada desta segunda-feira, Cruz disse que é tempo de restaurar o país e convocou os jovens conservadores a apoiá-lo.

"Esta é a hora da verdade, o momento de levantar o desafio, como os americanos sempre fizeram", sustentou.

Chris Keane 23.mar.2015/Reuters
Senador dos EUA Ted Cruz (dir.) é visto ao lado de mulher e filhas em evento no Liberty College
Senador dos EUA Ted Cruz (dir.) é visto ao lado de mulher e filhas em evento no Liberty College

"Precisamos de uma nova geração de conservadores corajosos para restaurar a grandeza dos Estados Unidos e estou pronto para dirigir o combate com vocês", acrescentou.

Após seu breve vídeo no Twitter, Cruz publicou outro mais longo no YouTube, ressaltando suas raízes imigrantes e sua fé em Deus, e prometeu, com a ajuda de seus partidários, "defender e restaurar nossa promessa, honrar a Constituição e restabelecer nossa liderança no mundo".

Também lançou uma versão do vídeo em espanhol em uma tentativa de reunir o apoio dos latinos, o maior grupo minoritário dos Estados Unidos.

PERFIL POLÊMICO

Casado e com duas filhas, Cruz nasceu na cidade canadense de Calgary em 1970, filho de mãe americana e pai cubano, um imigrante que chegou ao Texas em meados dos anos 1950, depois de lutar contra a ditadura de Fulgencio Batista.

Seu nascimento no Canadá gera dúvidas sobre se para ser presidente dos Estados Unidos é preciso nascer em solo americano ou basta ter herdado a nacionalidade de um dos pais desde o nascimento, como é seu caso.

Por precaução, Cruz renunciou em 2013 a sua nacionalidade canadense.

A carreira política de Ted Cruz é marcada por polêmicas. Ele já defendeu a abolição da Receita Federal dos EUA e fez brincadeiras dizendo que os fiscais do órgão deveriam ser enviados para proteger as fronteiras do país, segundo o jornal "The New York Times".

Em uma entrevista com Seth Meyers, realizada na semana passada, ele também voltou a expressar sua descrença em relação ao aquecimento global.

"Minha visão é simples: os debates devem seguir a ciência e os dados. Muitos dos alarmistas do aquecimento global têm um problema, porque a ciência não respalda suas ideias. Particularmente, dados de satélite demonstram que nos últimos 17 anos houve zero aquecimento. Lembra quando chamavam de 'aquecimento global' e depois magicamente mudaram o termo para 'mudança climática'? A razão é porque nunca houve aquecimento."

Em 2013, ele fez um discurso de 21 horas e 19 minutos no Senado americano contra o 'Obamacare', plano do governo para reformar o sistema de saúde americano.

Em sua fala, ele acusou os colegas que apoiavam Obama de "appeasers", expressão utilizada no passado em referência aos líderes da França e do Reino Unido que não tiveram coragem de impedir o avanço de Hitler pouco antes da Segunda Guerra.

Em novembro de 2014, em entrevista a uma rádio da cidade de Dallas, ele disse que o presidente era culpado pela "crise humanitária" na fronteira do México com os Estados Unidos. Na época, houve uma explosão no número de crianças desacompanhadas que tentavam entrar ilegalmente no país. Para Cruz, a Casa Branca havia estimulado o fenômeno ao defender a reforma migratória.

A campanha de Cruz pretende arrecadar entre 40 e 50 milhões de dólares.


Endereço da página:

Links no texto: