Folha de S. Paulo


Combates perto de Tikrit, no Iraque, destroem túmulo de Saddam Hussein

O túmulo do ex-ditador do Iraque Saddam Hussein foi quase totalmente destruído durante os pesados combates entre militantes da facção radical Estado Islâmico (EI) e forças iraquianas pelo controle da cidade de Tikrit.

Neste domingo (15), os combates se intensificaram ao norte e ao sul de Tikrit, que fica 14 km ao norte de Al-Awja, cidade natal de Saddam. As forças de segurança iraquianas prometeram chegar ao centro de Tikrit em 48 horas.

Tudo o que restou do túmulo são as colunas que sustentavam o telhado.

As fotos em tamanho pôster do antigo ditador sunita, outrora espalhadas pelas paredes do mausoléu, estão agora perdidas em meio aos escombros de concreto.

Em vez delas, bandeiras de milícias xiitas e fotos dos líderes dessas milícias estão por toda a vila de Al-Awja, predominantemente sunita.

Entre essas imagens está a do major–general Qassem Soleimani, o poderoso general iraniano que dá assessoria a milícias xiitas iraquianas nos campos de batalha.

"Esta é uma das áreas onde militantes do EI mais se reúnem, porque aqui está a sepultura Saddam", disse o capitão Yasser Numa, que atua com as milícias xiitas anteriormente conhecidas como Forças de Mobilização Popular.

Segundo o capitão, o EI montou uma emboscada para os soldados iraquianos, instalando bombas ao redor do túmulo de Saddam.

O grupo extremista islâmico controla Tikrit desde junho, quando lançou uma ofensiva-relâmpago na qual tomou também a segunda maior cidade do Iraque, Mossul.

Dia Hamid - 31.dez.2006/AFP
Iraquianos sunitas lamentam a morte do ditador ao lado de seu túmulo, em dezembro de 2006
Iraquianos sunitas lamentam a morte do ditador ao lado de seu túmulo, em dezembro de 2006

O Estado Islâmico foi ajudado em sua luta para conquistar o norte do Iraque por soldados que eram leais a Saddam, incluindo veteranos militares, que convocaram para a luta os sunitas que se sentem vítimas de um governo dominado pelos xiitas em Bagdá.

Em agosto, o Estado Islâmico afirmou que o túmulo de Saddam havia sido completamente destruído, mas as autoridades locais afirmaram que ele tinha sido apenas saqueado e queimado, sofrendo pequenos danos.

O corpo Saddam estava no mausoléu desde 2007.

No ano passado, a mídia iraquiana informou que o corpo foi removido por apoiadores de Saddam devido ao temor de que seria perturbado nos combates. A sua localização atual não é conhecida.

O complexo inclui um octógono feito em mármore no centro do qual há uma cama de flores vivas que cobrem o local onde ficava o corpo.

O lustre exagerado no centro do octógono lembrava a vida extravagante que Saddam levou até que as forças dos EUA o derrubassem, em 2003.


Endereço da página: