Folha de S. Paulo


Coalizão africana expulsa Boko Haram de cidade da Nigéria

Os Exércitos de Níger e do Chade, que iniciaram uma ofensiva na Nigéria contra a facção Boko Haram, retomaram a cidade de Damasak (nordeste), que estava sob controle dos extremistas islâmicos desde novembro do ano passado, informou uma fonte das Forças Armadas chadianas nesta segunda (9) à agência de notícias France Presse.

Quase 200 combatentes do Boko Haram teriam morrido na ofensiva iniciada domingo (8), assim como dez soldados chadianos, segundo a fonte.

Há seis anos, o Boko Haram promove uma insurgência contra o governo da Nigéria e vem se espalhando pela região. Ao menos 10 mil pessoas foram mortas pela milícia em 2014, em comparação a 2.000 nos quatro anos anteriores.

Estima-se que 1,6 milhões de pessoas foram obrigadas a sair de suas casas devido aos insurgentes. Milhares delas buscaram refúgio em Camarões.

No sábado (7), o líder do Boko Haram, Abubakar Shekau, jurou lealdade à facção radical Estado Islâmico. O EI ainda não se pronunciou sobre a proposta. Nos últimos meses, a facção aceitou juramento de lealdade de células jihadistas do Oriente Médio, Afeganistão, Paquistão e norte da África.

Se o Boko Haram for aceito, será o maior grupo terrorista a se unir ao Estado Islâmico.


Endereço da página:

Links no texto: