Folha de S. Paulo


Obama fala a líderes de Ucrânia e Rússia antes de reunião

A Casa Branca informou que o presidente dos EUA, Barack Obama, conversou por telefone nesta terça-feira (10) com seus colegas da Ucrânia, Petro Poroshenko, e da Rússia, Vladimir Putin.

As conversas aconteceram um dia antes da reunião de cúpula marcada para esta quarta-feira (11) em Minsk, capital de Belarus, para tentar pôr fim à crise ucraniana. As negociações incluirão, além de russos e ucranianos, representantes da Alemanha e da França.

Desde a queda do presidente Viktor Yanukovich, aliado da Rússia, em fevereiro de 2014, a Ucrânia vive uma série de conflitos com separatistas pró-russos, que dominam áreas no leste do país. Também no ano passado, os russos assumiram o controle da península da Crimeia, na região sul ucraniana.

Nos telefonemas aos presidentes, Obama reiterou seu apoio à soberania da Ucrânia e à busca de solução diplomática para o conflito –um dia depois de, em encontro com a chanceler alemã, Angela Merkel, não descartar o envio de armas aos ucranianos.

Ainda nesta terça, a agência de notícias russa Tass afirmou que representantes dos insurgentes concordaram com um cessar-fogo, informação não confirmada pelas partes envolvidas.


Endereço da página:

Links no texto: