Folha de S. Paulo


Ataques com bombas matam ao menos 22 pessoas em Bagdá

Ao menos 22 pessoas morreram em dois ataques com bombas ao leste de Bagdá neste sábado (7), horas antes de o governo decretar toque de recolher na capital do Iraque.

Ao menos 50 pessoas se feriram, segundo as autoridades locais.

No primeiro ataque, um homem-bomba detonou seus explosivos dentro de um restaurante, deixando 12 mortos. No segundo, duas bombas mataram outras dez pessoas na região de Sharqa.

O porta-voz do ministro do Interior, o general Saad Maan, disse não acreditar que os ataques estejam ligados à decisão de decretar toque de recolher.

Estes atentados ocorrem dois dias depois de as autoridades iraquianas decidirem suspender o toque de recolher noturno em Bagdá, que durava cinco horas e estava vigente há mais de uma década.

O Iraque vive desde junho do ano passado uma luta contra o grupo jihadista Estado Islâmico (EI), que proclamou um califado sob seu controle em regiões desse país e da vizinha Síria.

Segundo a missão das Nações Unidas no Iraque (Unami), pelo menos 1.375 iraquianos morreram e 2.240 ficaram feridos em atos terroristas e de violência no país árabe durante o mês de janeiro.


Endereço da página: