Folha de S. Paulo


Ataque do Boko Haram a cidade em Camarões mata ao menos 90 pessoas

Pelo menos 90 pessoas morreram e mais de 500 ficaram feridas em um ataque do grupo radical islâmico Boko Haram na pequena cidade camaronesa de Fotokol, na fronteira com a Nigéria, nos últimos dois dias, segundo autoridades de Camarões.

O massacre, executado por cerca de 800 homens, seria uma retaliação à retomada da cidade de Gamboru, do outro lado da fronteira, na Nigéria, pela força militar conjunta do país e do Chade, numa ação que teria matado mais de 250 extremistas.

Stephane Yas - 3.fev.2015/AFP
Soldados do Chade patrulham cidade de Fotokol, em Camarões
Soldados do Chade patrulham cidade de Fotokol, em Camarões

O grupo invadiu Fotokol atirando e incendiou "igrejas, mesquitas e vilarejos", segundo o ministro de Comunicação do Camarões, Issa Tchiroma Bakari. "Eles mataram jovens que resistiram a se unir a eles para lutar contra as forças camaronesas", disse o ministro na quinta-feira (5).

"Consideramos o Boko Haram um câncer, e se a comunidade internacional não colocar seu foco sobre essa doença, ela vai se espalhar não só pela África Central, mas por outras regiões, por todo o continente", afirmou Bakari.

Autoridades da União Africana estavam finalizando planos, nesta quinta, de instalar uma força multinacional para conter o avanço do Boko Haram.

Na última semana, o bloco africano já havia autorizado a formação de uma força de 7.500 homens da Nigéria, de Camarões, do Chade, do Níger e de Benin.

O presidente francês, François Hollande, disse que irá ajudar com armas, apoio logístico e operacional.

A milícia radical, que quer impor um califado no norte da Nigéria, tem intensificado seus ataques diante da proximidade das eleições presidenciais nigerianas, que ocorrem no próximo dia 14.


Endereço da página: