Folha de S. Paulo


Queda de avião com 58 a bordo deixa pelo menos 31 mortos em Taiwan

Wally Santana/Associated Press
Equipes de salvamento buscam sobreviventes de acidente com avião da TransAsia Airways
Equipes de salvamento buscam sobreviventes de acidente com avião da TransAsia Airways

Ao menos 31 pessoas morreram e 12 estão desaparecidas após a queda de um avião turboélice com 58 pessoas a bordo dez minutos após a decolagem nesta quarta-feira (4) em Taipé, capital de Taiwan. Outras 15 pessoas foram resgatadas com vida.

Imagens gravadas por cinegrafistas amadores mostram que a aeronave do modelo ATR 72-600 da Transasia Airways não conseguia levantar voo após sair do aeroporto de Songshan, por volta das 11h locais (1h em Brasília).

Veja vídeo

Para evitar bater em um prédio, o avião girou para a esquerda, bateu com a asa esquerda na mureta de uma ponte e em um táxi que passava pela via antes de cair no rio Keelung, que passa pela capital taiwanesa.

As equipes de resgate concentram suas buscas na parte dianteira da aeronave, onde se acredita que estejam os passageiros desaparecidos. Os resgatados vivos, dentre eles duas crianças, foram levados à beira do rio e encaminhados para hospitais.

O avião, que fazia o voo GE235, saiu de Taipé com destino à ilha de Kinmen, controlada por Taiwan. Dos 58 a bordo, 31 eram chineses da cidade de Xiamen, na província de Fujian, situada ao lado do estreito de Taiwan.

O diretor da TransAsia, Peter Chen, disse que a aeronave perdeu contato com a torre de controle quatro minutos após decolar, embora as condições climáticas permitissem o voo. A causa do acidente ainda é desconhecida.

O site liveatc.net, que mostra comunicações entre aeronaves e as torres de controle, afirmam que o piloto pediu socorro após um dos motores ter apagado. Segundo as autoridades taiwanesas, a aeronave tinha um ano de uso e passou por manutenção em 26 de janeiro.

Este é o segundo acidente com um avião da TransAsia Airlines em menos de um ano. Em 23 de julho de 2014, outro ATR 72 da mesma empresa caiu na ilha de Penghu em meio a um tufão, deixando 49 mortos.

Xinhua
Avião da TransAsia com 58 a bordo faz manobra sobre viaduto antes de cair em rio em Taipé, capital de Taiwan
Avião da TransAsia com 58 a bordo faz manobra sobre viaduto antes de cair em rio em Taipé (Taiwan)

Endereço da página:

Links no texto: