Folha de S. Paulo


Cuba divulga primeiras fotos do líder Fidel Castro desde agosto

O jornal cubano "Granma" e outros meios de comunicação oficiais do país publicaram na noite desta segunda-feira (2) uma série de fotos do líder Fidel Castro, as primeiras imagens do ditador desde agosto.

Segundo a imprensa cubana, as fotos foram tiradas em um encontro de Fidel com o presidente da Federação de Estudantes Universitários (FEU), Randy Perdomo García, na casa do líder, na capital Havana, em 23 de janeiro.

Nas imagens, Fidel aparece com roupa esportiva azul e camisa quadriculada, ao lado da mulher, Dalia Soto del Valle, enquanto conversa com Perdomo.

O texto que acompanha as fotos é uma entrevista do "Granma" ao líder estudantil, em que ele chama o líder de "fora de série" e conta as circunstâncias em que ocorreu o encontro.

"Tudo começou com sua ligação para o escritório da FEU na Universidade de Havana em 22 de janeiro, às 21h20. Apesar de ter sido precedida por um anúncio do momento que me esperava, a voz, tantas vezes ouvida de longe, foi impactante ao ouvir de perto. 'Randy, tudo bem?'", afirma o artigo.

Foi à Federação de Estudantes Universitários que Fidel escreveu seu último texto, uma homenagem aos 75 anos da entidade, no qual também fez sua primeira manifestação sobre a retomada das relações diplomáticas de Cuba com os Estados Unidos.

Na carta, publicada em 26 de janeiro, Fidel diz não confiar nos americanos, embora apoie os esforços conduzidos por seu irmão, Raúl, e o presidente Barack Obama para retomar o diálogo com Washington.

A demora em se manifestar –o anúncio da retomada das relações diplomáticas foi em 17 de dezembro– provocou novos rumores sobre sua morte.

Desde então, ele enviou uma carta ao ex-jogador de futebol argentino Diego Maradona e se encontrou com o teólogo brasileiro Frei Betto, recebido por Fidel na última terça (27).


Endereço da página:

Links no texto: