Folha de S. Paulo


Salman bin Abdul Aziz se torna o novo rei da Arábia Saudita

O príncipe herdeiro Salman bin Abdul Aziz, de 79 anos, transformou-se na noite desta quinta-feira (22) no novo rei da Arábia Saudita. Ele assume o posto no lugar do meio-irmão Abdullah, que morreu aos 90 anos após sofrer com uma pneumonia que o manteve internado desde o início do mês.

Salman foi investido como rei de acordo com o regulamento estabelecido na Arábia Saudita. Com isso, seu irmão mais novo, Moqren bin Abdul Aziz Al Saud, passou a ser o príncipe herdeiro, segundo um comunicado da Corte Real.

A "baia", cerimônia de juramento de fidelidade dos cidadãos ao novo rei e ao novo herdeiro, começará depois da última oração desta sexta-feira.

Irmão do rei Fahd, falecido em 2005, e meio-irmão de seu sucessor, o rei Abdullah, Salman recebeu uma educação religiosa dada pelos mais qualificados ulemás do reino.

Raed Qutena-11.dez.2013/Efe
O novo rei da Arábia Saudita Salman bin Abdul Aziz em imagem de dezembro de 2013
O novo rei da Arábia Saudita Salman bin Abdul Aziz em imagem de dezembro de 2013

Nascido em Riad, Arábia Saudita, em 31 de dezembro de 1935, Salman se transformou em príncipe herdeiro do reino petroleiro em junho de 2012 e durante este tempo ocupou os cargos de vice-primeiro-ministro e ministro da Defesa.

Também foi prefeito de Riad entre os anos 1954 e 1960 e mais tarde, já como governador de Riad, dirigiu diferentes comissões e organizações.

Comprometido com as causas humanitárias, desde 1956 dirigiu vários comitês de ajuda aos desabrigados de terremotos, inundações dentro do mundo árabe e islâmico.

Após a morte do herdeiro saudita Naif bin Abdul Aziz, em 16 de junho de 2012, foi designado novo herdeiro ao trono e vice-primeiro-ministro, sem perder seu cargo como titular da Defesa.


Endereço da página:

Links no texto: