Folha de S. Paulo


Se não fossem 'teimosas', mulheres mandariam na Bolívia, diz Morales

"Se não fossem tão teimosas, as mulheres mandariam no país, porque são honestas e mais trabalhadoras. Só peço que parem de brigar entre si", disse Morales, ao final do discurso, ao elogiar o aumento da participação das mulheres no parlamento na última década.

Não é a primeira vez que Morales faz comentários considerados machistas pela oposição e por organizações feministas, pelos quais já pediu desculpas anteriormente.

Apesar de reforçar o fato de que 50% dos parlamentares da última gestão serem mulheres, líderes oposicionistas chamam a atenção para o fato de que a maioria é de origem indígena e camponesa, portanto não representando as mulheres das áreas urbanas.

Martin Alipaz/Efe
Evo Morales cumprimenta Dilma Rousseff na cerimônia da posse de seu terceiro mandato
Evo Morales cumprimenta Dilma Rousseff na cerimônia da posse de seu terceiro mandato

"Morales elogia a participação da mulher, mas somente daquela que opta pela vida familiar, servil, e ocupando o papel de mãe, como na tradição indígena. As que vivem vidas mais independentes, nas grandes cidades, não têm espaço em seu partido e em seu governo", disse em entrevista à Folha María Galindo, da fundação Mujeres Creando.

Em seu gabinete ministerial, a porcentagem não se confirma, apenas 35% são mulheres. No começo da semana, todos os ministros se demitiram e Morales promete uma reforma na composição do gabinete, a ser anunciada na semana que vem.


Endereço da página: