Folha de S. Paulo


Brasileiros vão a Cuba para ver país antes de se 'americanizar'

Visitar Cuba antes que ela acabe. Essa é uma das principais motivações que levaram turistas brasileiros a escolher a ilha comunista como destino das festas de fim de ano e das férias de janeiro.

Para eles, o embargo imposto pelos Estados Unidos à ilha desde os anos 1960 faz dela um lugar único, que pode mudar muito a partir da aproximação política e diplomática entre os dois países já em curso.

Marlene Bergamo - 2.jan.2015/Folhapress
Turistas estrangeiros passam de ônibus panorâmico pelo cemitério Colón, em Havana
Turistas estrangeiros passam de ônibus panorâmico pelo cemitério Colón, em Havana, capital cubana

"É sensacional não ver McDonald's, Starbucks ou outras redes americanas. É quase como um país que ficou congelado no tempo", afirmou a professora de história Carla Regina Boratto, 32, de Belo Horizonte, que passou as duas primeiras semanas do ano em Havana e Varadero, balneário muito procurado por estrangeiros, a 130 km da capital.

Para a publicitária baiana Priscilla Campos, 29, as pessoas querem ver Cuba antes de o país mudar, ficar "americanizado". "Tenho quatro amigos que tinham planejado férias em Cancún (México), mas que optaram por Varadero, passando antes por Havana e Santiago [de Cuba]", disse.

O advogado Carlos Pachecco, 36, é um deles. "Com a chegada dos americanos, essa paisagem de Havana, com carros antigos e prédios em ruínas, deve acabar. Quer apostar quanto que até o fim do ano já haverá [loja do] McDonald's por aqui?", brincou.

AFROUXAMENTO

Katherine Bonner, diretora de uma operadora de turismo americana que realiza viagens a Cuba por meio de intercâmbio cultural, aposta que o turismo à ilha deva aumentar se as regras para as visitas de americanos forem afrouxadas.

"Muitos americanos têm curiosidade de conhecer o país que fica a 150 km de Miami, mas esteve quase inacessível por tanto tempo."

Hoje, a maioria dos americanos não pode viajar a Cuba. Só parentes próximos de cubanos, acadêmicos e pessoas em programas credenciados de educação e cultura podem visitar a ilha.

Nesse último caso, é necessário apresentar uma extensa documentação para o Departamento do Tesouro cubano, incluindo a justificativa detalhada de todas as atividades, para provar que são educacionais.

Uma série de empresas internacionais já opera em Cuba, como a cadeia espanhola de hoteis Meliá, que tem 26 propriedades na ilha.

Empresas americanas, como a Hilton Worldwide e a Marriott International, também manifestaram interesse em investir na ilha.

"Estamos ansiosos para abrir hotéis em Cuba, como as empresas de outros países têm feito", disse Arne Sorenson, CEO da Marriott, em comunicado distribuído à imprensa em dezembro.


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