Folha de S. Paulo


Supostos militantes do Boko Haram sequestram 80 pessoas no Camarões

Supostos combatentes do grupo radical islâmico Boko Haram da Nigéria sequestraram cerca de 80 pessoas, muitas delas crianças, e mataram três neste domingo (18) em um ataque na fronteira com aldeias no norte do Camarões, disseram autoridades militares e governamentais.

Os sequestros, os de maior escala em solo camaronês desde que os militantes começaram a expandir sua zona de operações no ano passado, foram realizados enquanto o vizinho Chade implantava tropas para apoiar as forças de Camarões na região.

"De acordo com nossas informações iniciais, cerca de 30 adultos, a maioria deles pastores, e 50 meninos e meninas com idades entre 10 e 15 anos foram sequestrados", disse à Reuters um oficial do exército sênior estabelecido no norte dos Camarões.

Ele disse que o ataque ocorrido no início da manhã tinha como alvo a aldeia de Mabass e várias outras aldeias ao longo da fronteira com a Nigéria. Soldados interviram e trocaram tiros com os assaltantes por cerca de duas horas, ele acrescentou.

O porta-voz do governo Issa Tchiroma confirmou o ataque, no qual três pessoas teriam sido mortas, assim como como os sequestros, embora não tenha sido capaz de dizer com certeza quantas pessoas foram capturadas no ataque. Cerca de 80 casas foram destruídas, disse ele.


Endereço da página: