Folha de S. Paulo


Pênis e vaginas dançantes em desenho infantil causam polêmica na Suécia

A Suécia se viu tomada por uma furiosa controvérsia quanto a um desenho animado para crianças que mostra órgãos genitais dançantes.

O desenho de um minuto de duração do Barnkanalen - o equivalente sueco do serviço infantil CBeebies, da BBC - mostra pênis e vaginas sorrindo e dançando ao som de uma canção que emprega termos às vezes usados por crianças pequenas para descrever suas partes pudendas.

"Lá vem o Piupiu correndo, ele está sem calça", a letra diz. "Pode acreditar, a Pepeca é legal, mesmo para uma vovó... Piupiu e Pepeca, que equipe genial".

Reprodução
Programa infantil sueco causa polêmica por mostrar pênis e vagina dançando
Programa infantil sueco causa polêmica por mostrar pênis e vagina dançando

O vídeo, assistido quase três milhões de vezes no YouTube e Facebook, foi produzido para o "Bacillakuten", um programa que busca educar crianças dos três aos seis anos de idade sobre o corpo humano.

A página da canção no Facebook inclui comentários indignados de alguns pais, que se ofendem com a ideia de que crianças dessa idade devam falar de órgãos genitais.

"Mas que diabos? Que absurdo! Isso é educativo?", escreveu um dos comentaristas. "Sempre imaginei que o pessoal do setor de entretenimento infantil usa muitas drogas", dizia outro comentário.

Há também comentários mais positivos. "Ótima canção sobre a coisa mais natural que existe. Soberbo!", escreveu uma mãe. "Canção divertida e vídeo divertido. Pena que os adultos transformem uma coisa tão bacana e natural em algo vergonhoso", comentou outro usuário.

O blogueiro Alex Schulman objetou que o vídeo era sexualizado demais, com as vaginas "prudentes, inocentes e doces", e os pênis, aparentemente eretos, mostrados como "coisas selvagens".

A canção foi composta interpretada por Johan Holmström, cujos trabalhos anteriores para o programa incluem "xixi, puns e cocô", "eu gosto de gosma" e "moluscos nas minhas calças".

"Eu lamento pelos pais que se irritam, mas o vídeo é completamente inofensivo", disse Holmström. Ele acrescentou que uma versão longa da canção deve ser lançada no Spotify.

O vídeo ganhou mais notoriedade ao ser brevemente classificado pelo YouTube como conteúdo "adulto", o que requer confirmação de idade pelo usuário para assisti-lo, mas os produtores do programa convenceram o serviço online de vídeos a mudar a classificação.

Kajsa Peters, diretora executiva do programa, disse que a reação foi no geral majoritariamente positiva. "Nossos programas são dirigidos às crianças, mas a maioria dos pais assistem a eles com os filhos, e esperamos que isso facilite para eles conversarem sobre essas coisas e explicá-las".

Ela acrescentou que "quando existe tanta discussão e debate talvez isso queira dizer que se trata de algo de que a sociedade precisava".

O vídeo foi divulgado antes do programa, que irá ao ar no final do mês que vem e é dedicado inteiramente aos órgãos genitais. "Estou muito interessado em ver qual será a reação depois de o programa ser veiculado", disse Holmström.

Caroline Ginner, líder de projeto de programação infantil na rede de TV educativa sueca UR, disse a um site sueco de TV que "o melhor é manter em segredo que as crianças têm pênis e vaginas, até que elas façam 18 anos. Provavelmente elas não perceberão o que existe dentro de suas calças, até lá, e quando o fizerem, com sorte aquela coisa repulsiva se verá coberta de culpa e vergonha".

Tradução de PAULO MIGLIACCI


Endereço da página: