Folha de S. Paulo


"Xenofobia contra muçulmanos alimenta terrorismo", diz especialista

Os terroristas que mataram os cartunistas do jornal "Charlie Hebdo" "adorariam" uma vitória eleitoral da extrema direita francesa, anti-islã.

"Isso comprovaria a tese deles, de que a França é tão ruim quanto pregam. Eles se alimentam dos xenófobos", diz o diplomata e historiador Daniel Serwer, 69, professor de Gerenciamento de Conflitos na Escola de Relações Internacionais da Universidade Johns Hopkins, de Washington.

Para ele, que também é pesquisador do Middle East Institute, centro de estudos na capital americana, os terroristas "eram cidadãos franceses, não eram imigrantes de vilarejos do Iêmen, então temos que nos perguntar porque se sentiam tão estrangeiros em seu próprio país". A seguir, trechos da entrevista:

*

Folha - O atentado em Paris reforça o discurso xenófobo da extrema direita francesa? Qual foi o objetivo dos terroristas?

Daniel Serwer - Os extremistas querem guerra.

Para eles, se Marine Le Pen tiver mais votos, é ótimo, porque comprova a tese de que a França é tão ruim quanto eles pregam. Eles se alimentam da extrema direita.

Também é mais fácil recrutar novos militantes com atentados de alto impacto –ainda que esses grupos não estejam tendo a menor dificuldade em recrutar novos radicais. Mas devemos nos perguntar o porquê disso.

Como conciliar os conceitos de liberdade de expressão à maioria dos países muçulmanos, onde esse é um conceito desconhecido?

Mas os terroristas são cidadãos franceses, nascidos e criados lá, não vieram de um vilarejo do Iêmen. Então eles sabem o que é liberdade de expressão, liberdade de imprensa e esses outros conceitos. E por que, ainda assim, decidiram recorrer à violência para serem ouvidos?

Extremistas acham que só a violência vai defender seu ponto de vista e fazer com que sejam respeitados. Eles se sentem sob ataque e querem revidar. Eles pensam que proteger o seu grupo é fazer o bem.

Os radicais dos dois lados saem fortalecidos?

Os moderados dos dois lados precisam conversar mais.

É preciso encontrar ex-extremistas que convençam suas comunidades de que o terrorismo é a maneira errada de protestar. Que romantizar o terrorismo é um erro.

Gente de dentro da comunidade é muito mais efetiva para convencer seus pares que alguma força de fora.

Por que os muçulmanos que vivem na Europa se sentem sob ataque?

Eles veem aspectos da cultura ocidental que para nós são normais –como beijar em público, beber álcool, mulheres com roupa decotada– como ofensivos.

Já nacionalistas franceses veem os muçulmanos como estrangeiros e indesejáveis, tentando proibir o uso do hijab e o chamado para orações.

Os muçulmanos nos acusam de dupla moral. Muita preocupação e horror por nossas vítimas de violência, mas indiferença quanto as deles. É só olhar para Iêmen, Afeganistão, Iraque.

Quando o "Charlie Hebdo" ironiza Maomé, ocidentais veem como uma piada, talvez de mau gosto, mas nada para nos tirar do sério.

Já alguns muçulmanos veem como padrão de hostilidade e alguns poucos querem retaliar, mas não têm imaginação ou meios além de uma AK-47 ou um lança-mísseis.

Charles Platiau/Reuters
Franceses participam de marcha em homenagem às vítimas de atentados terroristas
Franceses participam de marcha em homenagem às vítimas de atentados terroristas

Mas muitos europeus acreditam que sua população muçulmana não quer ser integrada e que é contrária a direitos que levaram décadas para serem alcançados.

Uma mulher católica dificilmente vai com os braços descobertos a uma igreja nos EUA. Mas nos chocamos que muçulmanos cubram o cabelo, sendo que é o padrão da religião deles.

Sou judeu e, quando vou à sinagoga, temos sermãos de líderes cristãos algumas vezes do ano. Quantas vezes isso acontece com muçulmanos? Nós fazemos com que eles se sintam estrangeiros em seus próprios países, e esse é um grande problema.

O sr. disse que a França fracassou em integrar sua minoria muçulmana.

A França é um país rico, com uma minoria muçulmana pobre e onde muitos se consideram de segunda classe. Fracassaram nisso.

Não é diferente do que acontece com minorias raciais nos EUA ou no Brasil, que se sentem discriminadas ou parcialmente assimiladas pela cultura dominante.

Nós, judeus, dizemos "nunca mais" quando alguém diz querer se livrar da gente. Mas judeus e católicos nos EUA têm vários instrumentos de poder à mão, não precisam matar seus detratores.

Mesmo quando estamos profundamente ofendidos por um ataque, nós sabemos que a retaliação usando instrumentos políticos, econômicos, morais e sociais são mais efetivos que a violência.

Como integrar e mostrar que a violência não é o único meio de expressão, mas sem abrir mão dos direitos e leis desses países ocidentais?

Nas sociedades ocidentais, há muita gente contrária à liberdade de expressão, aos direitos iguais para mulheres e gays. O problema é quando, apesar de suas impopulares opiniões, elas pensam que não têm um canal para se comunicar.

Quanto da mídia francesa dava atenção e publicava os protestos dos muçulmanos contra o "Charlie Habdo"?

Há diversas razões para condenar os atentados, mas eles também deveriam nos fazer parar um pouco para pensar o que se passa na mente de quem faz essas coisas e prevenir que aconteçam no futuro.

Podemos chamá-los de personificação do mal e querer que sejam presos e julgados o quanto antes, mas não é suficiente. A polícia francesa fez o que tinha de ser feito, mas a resposta não pode ser apenas militar.

A segurança vai mudar?

Sempre haverá extremistas que recorrem à violência, mesmo na Noruega e nos EUA. Lembra de Timothy McVeigh [autor do atentado que matou 168 pessoas em Oklahoma, EUA, em 1995] e de Anders Breivik [que matou 77 pessoas, a maioria estudantes, na Noruega em 2011]?

Nós precisamos nos equipar com forças de segurança que saibam lidar com o problema, mas sem exagerá-lo. A resposta precisa ser cultural, não só policial.

O que a França poderia fazer?

Precisamos conter reações xenofóbicas de expulsar estrangeiros, perseguir muçulmanos ou barrar imigrantes.

É importante facilitar, não dificultar, que os muçulmanos moderados se unam à visão majoritária de que a liberdade de expressão deve ser protegida, até o que consideramos ofensivo.

Temos que entender os muçulmanos.

Os americanos acham que 15% de nossa população é muçulmana. É menos de 1%. Os franceses acham que é de 31%, quando na verdade é 8%. Que outras distorções existem?

Evoluímos muito nas relações entre cristãos e judeus. Temos que melhorar a relação com os muçulmanos também.

Os maiores jornais americanos, como "New York Times" e "Washington Post", e as principais redes de televisão decidiram não mostrar os cartoons do "Charlie Hebdo", ao contrário da mídia europeia. O que o sr. acha?

Acho que aqui se teve o cuidado de não se colocar combustível no incêndio.

Para alguns editores, talvez eles fossem de mau gosto ou preferiram ser cautelosos.

Para mim, não há questão se temos o direito ou não de publicar. Claro que temos e podemos. Não tenho problemas com o "Charlie Hebdo", eles seguiam a missão para a qual a revista foi criada. Mas devemos tentar melhorar as coisas.


Endereço da página: