Folha de S. Paulo


Irmãos suspeitos em ataque a 'Charlie Hebdo' estão mortos, diz prefeita

Os irmãos suspeitos no ataque ao jornal satírico "Charlie Hebdo" estão mortos, disse a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, e a polícia nesta sexta-feira (9).

O homem identificado como Amedy Coulibaly, 32, que mantinha ao menos cinco reféns em Porte de Vincennes, em Paris, também foi morto, segundo o jornal francês "Le Monde".

Os dois irmãos morreram enquanto mantinham um refém em uma pequena gráfica em Dammartin-en-Goele, na região de Seine-et-Marne, a 35 km a nordeste da capital francesa. O refém foi libertado, diz a polícia. Previamente, eles haviam afirmado estar prontos para morrer.

As forças de segurança lançaram uma grande operação contra o prédio no fim desta sexta-feira. Poucos minutos depois, várias pessoas foram vistas saindo de um supermercado kosher no leste de país, onde Coulibaly mantinha ao menos cinco reféns.

Com duração de pelo menos dois minutos, tiros foram ouvidos perto da gráfica na qual os dois suspeitos mantinha o refém.

Durante esse período, uma explosão seguida de fumaça foi vista próxima ao local, relata o enviado especial da Folha, Graciliano Rocha, que acompanha toda a operação policial francesa a 800 metros do local.

Segundo Rocha, os policiais estão fortemente armados com metralhadoras automáticas.

Desde as primeiras horas desta sexta, a polícia francesa cercava os irmãos Kouachi. As ruas da localidade, que tem apenas 8.000 habitantes, estavam desertas. Comércio e acessos por rodovias permanecem fechados.

Trabalhadores não podem sair das fábricas, e a polícia pediu aos moradores que não saiam de casa. Mais cedo, as crianças das escolas de Dammartin-en-Goële foram encaminhadas para um local mais seguro onde os pais puderam retirá-las.

No atentado da última quarta, Said Kouachi, 34, Chérif Kouachi, 32, mataram 12 pessoas em Paris. Entre as vítimas -mortas a tiros- no atentado da última quarta está o diretor da publicação, Stéphane Charbonnier, conhecido como Charb.

Foram mortos 8 funcionários do jornal, um colaborador da publicação, um funcionário do prédio em que funciona o veículo e dois policiais. Além dos mortos, 11 ficaram feridos, quatro em estado grave.

MONTROUGE

Coulibaly foi condenado a cinco anos de prisão em dezembro de 2013 por tentar ajudar na fuga de Smain Ait-Belkacem, antigo membro do Grupo Islâmico Armado (GIA), organização argelina responsável pelo atentado na estação do metro parisiense Museo de Orsay, que deixou 30 feridos em 1995.


Endereço da página:

Links no texto: