Folha de S. Paulo


Folha participa de ação global pela liberdade de expressão

A Folha se une nesta quinta-feira (8) a publicações de todo o mundo para divulgar simultaneamente capas e charges do jornal francês "Charlie Hebdo", alvo de um dos maiores ataques da história contra um veículo de imprensa.

Nesta quarta-feira (7), três terroristas islâmicos invadiram a Redação do "Charlie Hebdo" em Paris e abriram fogo, deixando dez jornalistas e dois policiais mortos. O ataque foi motivado por caricaturas do profeta islâmico Maomé publicadas pelo jornal.

A divulgação global de algumas das capas e charges, da qual faz parte a seleção publicada abaixo e no alto da homepage da Folha às 12h (de Brasília) desta quinta (8), é um ato simbólico de defesa da liberdade de imprensa e de expressão e repúdio a atos violentos contra esse direito.

A ação foi organizada pela Index on Censorship, ONG fundada em 1972 com o objetivo original de divulgar visões de dissidentes do Leste Europeu, área dominada pela então União Soviética e que hoje diz "defender a liberdade de expressão ao redor do mundo, desafiando a censura onde e quando ela ocorra".

"A habilidade para nos expressarmos livremente é fundamental para uma sociedade livre", disse Jodie Ginsberg, presidente da Index on Censorship. "Isso inclui Liberdade para publicar, satirizar, brincar, criticar, até mesmo quando ofende outros. Aqueles que querem silenciar a liberdade de expressão nunca podem vencer."

A iniciativa é apoiada por outras entidades: Repórteres sem Fronteiras, Comic Book Legal Defense Fund, freeDimensional, PEN America, FreeWord e English Pen.

AO REDOR DO MUNDO

Outras publicações também participaram da campanha organizada pela Index on Censorship. Os jornais europeus "Guardian" e "The Irish Times" destacaram algumas das charges do "Charlie Hebdo" em seus perfis nas redes sociais. Já o "Mail & Guardian", da África do Sul, dedicou um editorial á iniciativa, intitulado "Vamos todos ser Charlie".

As ONGs de defesa da liberdade de expressão Article19 e PEN America destacaram em seus sites a divulgação conjunta dos desenhos do jornal francês.


Endereço da página:

Links no texto: