Folha de S. Paulo


Ex-governador de Nova York Mario Cuomo morre nos EUA aos 82 anos

Morreu nesta quinta-feira (1º) em sua casa na cidade de Nova York Mario Cuomo, que foi governador do Estado nova-iorquino entre 1983 e 1994. As causas da morte ainda são desconhecidas, mas ele sofria nos últimos anos de graves problemas de saúde.

A morte aconteceu no mesmo dia em que seu filho, Andrew Cuomo, assumiu mais um mandato como governador do Estado, cargo em que está desde 2011. Mario Cuomo não foi em nenhum dos dois discursos de posse do filho, realizados em Nova York e em Buffalo.

Reconhecido como um ativista do liberalismo, Mario Cuomo comandou o Estado de Nova York em um momento em que foi obrigado a fazer cortes de programas sociais e aumentos de impostos para equilibrar o Orçamento, prejudicado pela recessão do início dos anos 1980.

No seu segundo mandato, fez reformas fiscais e mudanças na saúde, no meio ambiente e na educação, servindo de inspiração para outras medidas no país. Após ser um grande crítico do presidente Ronald Reagan, ele chegou a ser cogitado como candidato democrata em 1988 e 1992, mas desistiu nas duas vezes.


Endereço da página: