Folha de S. Paulo


Indonésia confirma que encontrou destroços do avião desaparecido

A Indonésia confirmou nesta terça-feira que foram encontrados no Mar de Java destroços do Airbus 320-200 da AirAsia, desaparecido no último domingo com 162 pessoas a bordo.

O Ministério das Comunicações da Indonésia (Kemenhub) afirmou que o logotipo da companhia asiática foi identificado em alguns dos objetos localizados no mar, conforme o jornal local Detik.

As partes do avião estão no estreito de Karimata, que separa as ilhas de Bornéu e Belitung, próximo de uma base aérea que serviu como ponto de decolagem para os aviões que participam da operação internacional de busca e resgate.

A confirmação ocorreu horas depois de as autoridades divulgarem que um pescador tinha encontrado vários objetos no Mar de Java. Helicópteros e navios foram enviados ao local para recuperá-los e determinar sua procedência.

"Avistamos cerca de dez objetos grandes e outros muito menores, de cor branca, que não pudemos fotografar", indicou o oficial Agus Dwi Putranto, membro da Força Aérea da Indonésia, em entrevista coletiva.

O voo QZ-8501 da AirAsia saiu de Surabaia, na Indonésia, com destino a Cingapura, onde pousaria duas horas depois, segundo a previsão da companhia.

Devido a uma tempestade, os pilotos solicitaram um desvio de sete milhas para a esquerda e subir de 32 mil para 38 mil pés. A manobra foi negada.

O governo indonésio informou que havia uma outra aeronave na altitude solicitada.

Minutos depois, os controladores autorizaram a elevação para 34 mil pés, mas não conseguiram mais contato com o avião, que sumiu do radar.

Estavam a bordo 155 passageiros e outros sete integrantes da tripulação. Entre eles há 155 indonésios, três sul-coreanos, um britânico, um francês (copiloto), um malaio e um cingapuriano.

A Indonésia coordena as operações de busca e resgate, com a ajuda da Austrália, Cingapura, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, Malásia, Nova Zelândia e Tailândia.

Editoria de Arte
Voo ia da Indonésia para Cingapura e desapareceu no domingo, dia 28
Voo ia da Indonésia para Cingapura e desapareceu no domingo, dia 28

Endereço da página:

Links no texto: