Folha de S. Paulo


Moscou quer a unidade política da Ucrânia, diz Putin

O presidente Russo, Vladimir Putin, disse nesta quinta-feira (18) que o objetivo de Moscou é restaurar a unidade política na Ucrânia.

Putin disse esperar que a crise no país vizinho se resolva com negociações e criticou Kiev por usar força contra os rebeldes separatistas.

O governo central da Ucrânia combate desde abril os separatistas, que declararam suas próprias repúblicas em Lugansk e Donetsk, no leste do país.

O russo pediu uma troca de todos os prisioneiros entre rebeldes e governo antes do Natal.

A economia, no entanto, foi o tema dominante na coletiva de imprensa anual do presidente realizada nesta quinta, em Moscou.

A Rússia sofre com a instabilidade da sua moeda, a queda dos preços do petróleo e as sanções impostas por Estados Unidos e Europa devido à crise na Ucrânia.

Putin disse que as sanções são de 25% a 30% responsáveis pela crise econômica. EUA e Europa devem ampliar as restrições a Moscou nesta semana.

Os ocidentais acusam a Rússia de apoiar com tropas e armas os separatistas do leste da Ucrânia e condenam a anexação da Crimeia por Moscou, depois da queda do presidente pró-russo Viktor Yanucovich.

PAZ

Putin disse que Kiev precisa respeitar todas as regiões do país se quiser paz.

Ele pediu ao governo ucraniano que cumpra um acordo de paz acertado em setembro, em Minsk, e garanta anistia para os separatistas, além de mais direitos à população do leste.

Segundo o presidente, o líder ucraniano, Petro Poroshenko, está comprometido com a solução pacífica do conflito, mas outras forças na Ucrânia não.

Putin criticou ainda a expansão da Otan, a aliança militar ocidental, para o leste após a queda do Muro de Berlim.


Endereço da página:

Links no texto: