Folha de S. Paulo


Vázquez será mais uma vez presidente do Uruguai e sucederá Mujica

Tabaré Vázquez venceu no domingo as eleições presidenciais do Uruguai, dando ao governo de esquerda do país um terceiro mandato consecutivo.

A apuração oficial mostrou, na madrugada desta segunda-feira (1), que o candidato governista da Frente Ampla ganhou com folga com 52,8% dos votos contra 40,5% de seu adversário de centro-direta, Luis Lacalle Pou.

Após a divulgação do resultado, Lacalle Pou reconheceu a vitória do ex-presidente Tabaré Vázquez no segundo turno eleitoral no Uruguai.

"Há poucos minutos liguei para o dr. Tabaré Vázquez para felicitá-lo por ter triunfado legitimamente nestas eleições", declarou Lacalle Pou em seu comitê de campanha.

Nicolas Celaya/Xinhua
(141201) -- MONTEVIDEO, Dec. 1, 2014 (Xinhua) -- The ruling Broad Front (FA) party's candidate Tabare Vazquez (R) celebrates with his supporters in Montevideo, capital of Uruguay, on Nov. 30, 2014. The ruling Broad Front (FA) party's candidate Tabare Vazquez won the presidential runoff on Sunday with 53 percent of the votes, according to quick counts by polling companies. (Xinhua/Nicolas Celaya)
Tabaré Vázquez celebra com apoiadores vitória no segundo turno das eleições presidenciais do Uruguai

Vázquez venceu o segundo turno das eleições presidenciais de domingo com 1,2 milhão de votos, quase 300 mil a mais do que Lacalle Pou, do Partido Nacional, ou "Blanco", que teve 939 mil votos.

O resultado se aproximou do que tinha sido apontado pelos principais institutos de pesquisas do país, que previram a vitória da frente governista de esquerda por uma ampla margem no segundo turno.

Segundo os números oficiais da Corte Eleitoral divulgados hoje, após a conclusão da apuração em todos os 6.948 colégios eleitorais do país, 2,3 milhões uruguaios participaram do processo, de um total de 2,6 milhões aptos a votar.

Respeitado por ter conseguido impulsionar a economia e reduzir a pobreza em seu primeiro governo (2005 e 2010), Vázquez tomará posse em 1º de março para suceder seu aliado José Mujica, um ex-guerrilheiro, de 79 anos.

Mesmo sendo mais moderado do que Mujica, Vázquez é considerado uma garantia da continuidade de várias iniciativas aprovadas pelo atual presidente, apesar de ter se oposto no passado a leis como a do aborto e de se preocupar com o impacto na segurança da legalização do cultivo e venda de maconha.

"Vamos levar em frente este país com mais liberdade, humanidade... mais justiça social", disse o oncologista, de 74 anos, após declarar-se vitorioso.

Milhares de uruguaios foram às ruas de Montevidéu para festejar com bandeiras nas cores da Frente Ampla -vermelho, azul e branco- após a vitória de Vázquez.


Endereço da página: