Folha de S. Paulo


Papa desembarca na Turquia para dialogar com islã e ortodoxos

O papa Francisco desembarcou em Ancara nesta sexta-feira (28) em sua primeira viagem a Turquia, que tem por objetivo defender o diálogo com o islã e apoiar as minorias cristãs do Oriente Médio, ameaçadas pelos jihadistas.

A televisão estatal turca exibiu imagens da chegada do pontífice ao aeroporto, onde foi recebido pelo ministro das Relações Exteriores, Mehmet Cavusoglu.

Francisco se reunirá durante a tarde com o presidente Recep Tayyip Erdogan em seu novo palácio. A visita continuará em Istambul no sábado (29) e domingo (30).

Stoyan Nenov/Reuters
Papa Francisco visita mausoléu de Mustafa Ataturk, em Ancara, capital da Turquia
Papa Francisco visita mausoléu de Mustafa Ataturk, em Ancara, capital da Turquia

O motivo oficial da visita de Francisco é um encontro com Bartolomeu 1º, o patriarca ortodoxo ecumênico de Constantinopla, com o qual mantém laços de amizade, apesar de ser uma igreja separada de Roma desde o século 11º.

Francisco, que tem grande popularidade entre católicos, judeus e muçulmanos, pretende mostrar que o diálogo é possível entre as religiões e que é possível trabalhar juntos pela paz.

A viagem pode ser considerada delicada, já que a Turquia, com 76 milhões de habitantes, tem 99% da população muçulmana e passa por um momento de tensão pelos conflitos no Iraque e na Síria, o que motivou confrontos internos entre curdos e turcos.

Espero que a viagem à Turquia "dê frutos de paz e de sincero diálogo entre religiões", desejou o papa na quarta-feira (26) durante a audiência geral.

Francisco defenderá o respeito entre o cristianismo e o islã e pedirá uma maior cooperação entre católicos e ortodoxos, uma mensagem que espera que chegue também à Ucrânia.

COMPROMISSOS

Em Ancara, o pontífice visitou o mausoléu de Kemal Ataturk, fundador em 1923 e primeiro presidente da moderna República da Turquia, após a queda do Império otomano ao fim da Primeira Guerra Mundial.

Em Istambul, o pontífice visitará o Museu de Santa Sofia e a Mesquita Azul, lugares emblemáticos para os muçulmanos, como fez em 2006 Bento XVI, em um momento muito mais tenso por suas polêmicas declarações sobre a relação entre violência e islã, que geraram uma onda de protestos.

Depois celebrará uma missa na catedral católica do Espírito Santo e participará de uma oração com o patriarca ortodoxo de Constantinopla.

No domingo, Francisco participará da festa de Santo André na Igreja Patriarcal de São Jorge que terminará com a bênção ecumênica e a assinatura de uma declaração conjunta com o patriarca.

A primeira visita de um papa à Turquia foi em 1967, quando Paulo 6º foi ao país.


Endereço da página:

Links no texto: