Folha de S. Paulo


Pacote de imigração de Obama protege 9.000 brasileiros ilegais nos EUA

Com o novo pacote para a imigração baixado pelo presidente Barack Obama na semana passada, 9.000 brasileiros clandestinos serão acrescentados aos 22 mil ilegais que já tinham direito a evitar a deportação.

É o cálculo feito pelo Pew Research Center, o mais badalado centro de pesquisas norte-americano.

Os brasileiros em situação irregular nos Estados Unidos são cerca de 100 mil. Deles, 22% já contam com a relativa segurança de programas anteriores anti-deportação. Um leva a sigla Daca e permite adiar por dois anos a deportação de imigrantes que chegaram crianças aos EUA, desde que observadas determinadas condições.

O outro é o TPS, que permite a permanência, nos EUA, sempre temporária, de nacionais de países que não podem garantir a segurança deles, caso sejam deportados. Com as novas regras baixadas por Obama por decreto, mais 9.000 brasileiros, os que estão há tempo nos EUA e/ou que tenham filhos nascidos no país, não poderão ser deportados.

Mas a proteção agora estendida pode ser revogada pelo novo Congresso, de maioria republicana (contrária ao pacote Obama), ao assumir em janeiro. Os grandes beneficiados pelo novo programa são os mexicanos que, não por acaso, formam o maior contingente de imigrantes ilegais.

No total, 5,850 milhões de mexicanos são o que o jargão oficial chama de "imigrantes não-autorizados". Deles, 44% já estavam protegidos pelo Daca e/ou pelo TPS. Agora, mais 11% ficam livres da deportação, o que significa que a maioria absoluta dos mexicanos ilegais (55%) pode permanecer nos Estados Unidos, ao menos temporariamente.


Endereço da página: