Folha de S. Paulo


Música de Lennon é tema de nova campanha do Unicef

Quem sempre teve o sonho de cantar ao lado de John Lennon (1940-80) terá agora a chance de realizá-lo. E por uma boa causa.

O Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) lançou nesta quinta-feira (20) a campanha #Imagine, que pretende criar o maior coro do mundo e arrecadar doações para seus projetos em mais de 150 países.

Jewel Samad/AFP
Yoko Ono (centro) é cumprimentada pelo ator australiano Hugh Jackman em evento do Unicef
Yoko Ono (centro) é cumprimentada pelo ator australiano Hugh Jackman em evento do Unicef

Um vídeo produzido pelo fundo mostra John Lennon, diversos artistas internacionais —entre eles a cantora pop Katy Perry e o cantor will.i.am— e até o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, entoando a canção clássica do ex-Beatle, morto em 8 de dezembro de 1980.

Para cantar junto, pessoas de todo o mundo podem acessar um aplicativo criado pelo Unicef que permite que gravem suas versões e a incluam no clipe.

Essas gravações, juntamente com as de embaixadores do Unicef e de outros artistas, serão editadas pelo DJ David Guetta para formar uma versão mundial de "Imagine", que será apresentada na Times Square, em Nova York, no Réveillon.

A campanha foi lançada em cerimônia na ONU para comemorar os 25 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança, adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 20 de novembro de 1989.

"Há 25 anos, a convenção nos pediu para imaginar um mundo melhor para as crianças. E não só imaginar, mas torná-lo realidade. E hoje nós celebramos o progresso incrível que tivemos. Mas também precisamos nos lembrar das milhões de crianças que ainda não conseguimos ajudar", disse Anthony Lake, diretor-executivo do Unicef.

O evento contou com a participação da viúva de John Lennon, Yoko Ono, que cedeu os direitos de uso da música para a campanha, e de embaixadores do fundo, como a cantora brasileira Daniela Mercury.

"A música toca o inconsciente do ser humano. Quando a gente houve 'Imagine', todo mundo sabe que aquela canção é pela paz, ainda que não se entenda nenhuma palavra de inglês", disse Mercury.


Endereço da página: