Folha de S. Paulo


China limpa céus de Pequim para realizar fórum Ásia-Pacífico

O vocabulário dos moradores de Pequim ganhou uma nova expressão nos últimos dias: "azul Apec". Ela está sendo usada para definir algo temporário, assim como a queda drástica na poluição que antecedeu a cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec, na sigla em inglês).

Determinado a ser o anfitrião perfeito, o governo chinês não poupou esforços na organização da reunião, incluindo medidas para limpar o ar da capital.

Kim Kyung-Hoon - 6.nov.2014/Reuters
Pessoas fotografam parte da Cidade Proibida vista em um céu sem poluição em Pequim
Pessoas fotografam parte da Cidade Proibida vista em um céu sem poluição em Pequim

Centenas de fábricas em Pequim e arredores foram temporariamente fechadas e um sistema de rodízio tirou metade dos carros de circulação. O movimento na cidade caiu também devido ao feriado de seis dias decretado para o serviço público.

Apesar das restrições no tráfego e dos atrasos de serviços com o fechamento de repartições públicas, a maioria gostou do efeito ambiental. Nas redes sociais, virou mania publicar fotos do céu azul em Pequim, algo incomum para uma cidade que em média costuma ter níveis de poluição dez vezes mais altos que o máximo recomendado pela (Organização Mundial da Saúde).

Mas também não faltaram comentários ironizando a obsessão do governo em projetar uma imagem positiva, algo comparado aos preparativos para a Olimpíada de Pequim, em 2008.

O esforço das autoridades em manter o azul Apec foi tamanho que não se limitou a fechar fábricas e canos de descarga. Para não estragar a festa, foram proibidos até churrascos ao ar livre e o acendimento de incensos em cemitérios.

O mundo paralelo preparado para a Apec também está em vigor no centro de mídia da Apec, onde é possível acessar a internet livremente. No resto do país, vários sites estão bloqueados, entre eles Google e Facebook.

Mesmo com todo o esforço do governo, o azul começou a desbotar antes da hora. No momento da abertura da cúpula, o nível de poluição já estava quatro vezes superior ao teto da OMS.


Endereço da página:

Links no texto: