Folha de S. Paulo


Ataque aéreo fere líder do Estado Islâmico, diz Iraque

O líder da facção Estado Islâmico (EI), Abu Bakr al-Baghdadi, foi ferido em um ataque aéreo, disseram no domingo (9) os ministérios da Defesa e do Interior do Iraque em comunicados. O Pentágono, porém, ainda não confirmou a informação.

Segundo um funcionário de inteligência do Ministério do Interior, al-Baghdadi foi atingido durante uma reunião no sábado (8) na cidade de Qaim, na província de Anbar, no oeste do Iraque. A informação, disse o funcionário sob condição de anonimato, foi transmitida por militantes que participaram do encontro.

Al-Furan Media/AFP
Imagem mostra Abu al-Baghdadi durante sermão em mesquita de Mossul, no Iraque
Reprodução de vído mostra Abu al-Baghdadi durante sermão em mesquita de Mossul, no Iraque

Um militar iraquiano afirmou que tomou conhecimento da informação durante uma reunião operacional. Nenhum dos dois soube detalhar a extensão da lesão.

Desde que assumiu o comando do EI, em 2010, Al-Baghdadi transformou a milícia de uma filial local da Al Qaeda em uma força militar transnacional independente, posicionando-se talvez como a figura mais importante na comunidade jihadista global. Os EUA oferecem uma recompensa de US$ 10 milhões por sua cabeça.

A coalizão liderada pelos EUA bombardeia há meses posições do EI no Iraque e Síria, como parte de um esforço para permitir às forças iraquianas organizar uma operação militar mais eficaz contra a facção. O EI ganhou terreno no norte e oeste do Iraque em uma ofensiva em junho e julho.


Endereço da página: