Folha de S. Paulo


Papa pede demolição de "todos os muros que ainda dividem o mundo"

O papa Francisco expressou neste domingo seu desejo de que sejam derrubados "todos os muros que ainda dividem o mundo", no mesmo dia em que Berlim celebra o 25º aniversário da queda do muro que dividiu a cidade durante 28 anos como consequência da Guerra Fria.

"Em 9 de novembro de 1989 caía o muro de Berlim, que por tanto tempo partiu em duas a cidade e que foi o símbolo da divisão ideológica da Europa e do mundo", disse o papa após a reza do Ângelus dominical.

Tiziana Fabi/AFP
Papa Francisco fala com a multidão da sacada do Palácio Apostólico, de frente para a Praça de São Pedro.
Papa Francisco discursa para multidão da sacada do Palácio Apostólico, neste domingo (9)

Francisco defendeu uma "cultura do encontro", capaz de "fazer cair todos os muros que ainda dividem o mundo" e que impeça "pessoas inocentes de serem perseguidas e inclusive assassinadas por causa de sua fé".

"Onde há muros, há corações fechados. Fazem falta pontes, não muros", afirmou da sacada do apartamento pontifício.

Além disso, Francisco lembrou o "papel protagonista" que o pontífice e santo João Paulo II desempenhou nos eventos que levaram à queda do muro de Berlim.

"A derrubada aconteceu de improviso, mas foi possível graças ao longo e extenuante compromisso de tantas pessoas que lutaram, rezaram e sofreram para que isso ocorresse. Entre eles, um papel importante desempenhou o santo padre João Paulo II", lembrou.

Karol Wojtyla, de nacionalidade polonesa, é considerado uma das personalidades da época que propiciaram a queda do muro de Berlim, símbolo das tensões geopolíticas que dividiram a Europa durante décadas.


Endereço da página:

Links no texto: